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Faltando exatos 2 anos, Cuiabá tenta acertar rumo para receber Copa 2014

12 Jun 2012 - 19:12

Da Redação - Priscilla Vilela e Victor Cabral

Faltam exatos dois anos para que a Arena Pantanal receba delegações do mundo todo para a realização da Copa do Mundo. Desde que foi escolhida para ser uma das doze cidades-sede, o evento provocou muita contravenção entre políticos de todo o Estado e órgãos federais, que brigam pela necessidade de investimentos do Estado em um único acontecimento.


Grande parte das obras foi iniciada somente neste ano, como as drenagens e trincheiras espalhadas pelas Avenidas Miguel Sutil, dos Trabalhadores, Fernando Correa e Mário Andreazza, que chega até Várzea Grande. Estas, conforme noticiado pelo Olhar Direto, estão sendo realizadas somente agora, mas já deveriam ter sido feitas há anos.

Marcelo de Oliveira, secretário Adjunto de Infraestrutura da Secopa, destaca que o cronograma das obras está sendo seguido de acordo com o planejado. Segundo o gestor, todas as empresas vencedoras das licitações têm prazos para entregar as obras.

Confira abaixo o andamento das obras:

VLT

Em outro bloco de investimentos, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é o maior projeto de mobilidade urbana para Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande. O vencedor terá que implantar o modal no canteiro central nos itinerários CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, percorrendo 22,2 quilômetros e as obras devem ficar prontas no primeiro trimestre de 2014. As obras de escavação para construção de trincheiras estão em andamento.

Nesta quarta-feira (12), vence o prazo para que a comissão que julga os empresas que venceram a licitação do modal apresentem um parecer sobre as propostas apresentadas.

Trincheiras


A trincheira mais cara é a Jurumirim/Dante de Oliveira, trevo de entrada do Jardim Leblon, no valor de R$ 39.345.540,47. A empreiteira responsável é o Consórcio Sobelltar-Secopa. A obra tem 915 metros, mas com melhorias no trecho entre a Rua Bela Vista (Jardim Leblon) e a entrada da Av. Marechal Deodoro, dão um total de 2,4 quilômetros e devem ficar prontas até outubro de 2013.

Com investimento de R$ 23.374.107,80, as obras de Santa Rosa, nas proximidades do mercado Hiper Modelo e mercado Big Lar, estão sendo feitas pela empreiteira Ster Engenharia Ltda. A extensão é de 520 metros, mas com as melhorias no trecho entre o Centro de Eventos do Pantanal e a Rua General Ramiro de Noronha, são 2,48 quilômetros e devem ficar prontas em abril de 2013.

No Verdão, são 460 metros de extensão e adequações no trecho entre a Rua Gal. Ramiro de Noronha e a Rodovia Mário Andreazza, somando 2,32 quilômetros. As obras de R$ 19.968.950,54, também realizadas pela Ster Engenharia Ltda, devem ser entregues em março do ano que vem.

Na Mário Andreazza, no fim da Rodovia Mário Andreazza, entrando na Avenida Miguel Sutil, as trincheiras atingem 379,35 metros. O valor cobrado pela empreiteira Ster Engenharia Ltda foi de R$ 5.238.811,52.

Travessias urbanas

Ainda de acordo com Marcelo, as obras de travessia incluem os trechos urbanos de três rodovias federais, as BRs 364 – 163 e 070. Elas passam pela as avenidas Miguel Sutil, Fernando Correa da Costa e FEB.

Mais uma obra de trincheira na Avenida Miguel Sutil será realizada, no bairro Verdão, que custará R$ 19 milhões e ficará pronta em um ano. Nos próximos 90 dias, o trânsito ficará bloqueado por completo entre a rotatória do bairro Cidade Alta e a rotatória do bairro Verdão, totalizando 560 metros de extensão.

Este será o primeiro trecho da construção da trincheira e, após a conclusão desta etapa, a interdição ocorrerá entre as imediações da entrada do bairro Santa Isabel até a rotatória do bairro Verdão.



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