Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Farc querem que Colômbia abra arquivos secretos sobre conflito

O grupo guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediu ao governo colombiano nesta quarta-feira (4) que retire o sigilo dos arquivos sobre o conflito armado. Os dirigentes do grupo paramilitar também esperam que o governo local obtenha documentos secretos dos Estados Unidos a fim de que a verdade seja conhecida.


"O governo federal abrirá os arquivos oficiais, bem como retirará o caráter secreto em definitivo de informações reservadas sobre os diferentes assuntos relacionados ao conflito e sua manutenção", disse em comunicado o comandante guerrilheiro Joaquín Gómez, delegado nas negociações de paz com o governo colombiano em Havana.

Gómez assinalou que "a abertura de arquivos estatais é para esclarecer a verdade" sobre o conflito, agora que o processo de paz iniciado em 2012 passa pela recusa das Farc em passar mesmo que apenas "um único dia" na prisão. A questão complica o governo de Juan Manuel Santos, sob os olhares atentos da comunidade internacional.

A representação do governo colombiano é liderada por Humberto de la Calle, que não comentou a proposta das Farc, tampouco falou sobre a advertência feita na terça-feira a Ricardo Téllez, otro outro porta-voz da delegação guerrilheira. Ele admite que "não é possível" consolidar um acordo de paz com os guerrilheiros a partir da proposta de encarceramento do grupo.

O governo de centro-direita de Santos e as Farc, a maior e mais atuante guerrilha no país, negociam o fim do conflito desde novembro de 2012.

O embate é travado há pouco mais de 50 anos e ocasionou a morte de 220 mil pessoas, além de outros 5,5 milhões de refugiados, segundo fontes oficiais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet