Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Febre chikungunya já registra mais de 800 casos no Brasil

A febre chikungunya está se alastrando pelo Brasil e já é considerada uma epidemia em cidades da Bahia e do Amapá. Somente quase dois meses após o primeiro caso de transmissão local ter sido detectado, já foram registrados mais de 800 casos no país, em 13 estados e no Distrito Federal.


Até 25 de outubro, o Ministério da Saúde identificou 828 casos, mas já podem passar de mil. Há um mês eles eram cerca de 80. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Com sintomas parecidos, como febre, mal-estar, dores e manchas, a chikungunya pode levar a dores mais fortes nas articulações.

A campanha contra dengue do Ministério da Saúde deste ano incluirá também a febre, já que a maneira de prevenir é a mesma: combate ao mosquito transmissor. A taxa de mortalidade pela doença, porém, é baixa, um em cada mil casos.

No ano passado,o vírus se concentrava na África e na Ásia. Em dezembro, chegou ao Caribe e se espalhou pelas Américas. Já são 800 mil casos identificados, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde. O período de maior transmissão é entre janeiro e maio. A prevenção é evitar acumulo de água limpa em recipientes, pois favorece a reprodução do mosquito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet