Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MARCHA DOS MUNICÍPIOS

Firmeza nas cobranças ao governo Dilma coloca Taques na liderança política de estados e municípios pelo Pacto Federativo

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Pedro Taques defende novo pacto federativo em reunião com prefeitos;  em jantar, apresentou detalhes do Pró Estradas ​

Pedro Taques defende novo pacto federativo em reunião com prefeitos; em jantar, apresentou detalhes do Pró Estradas ​

A dureza do discurso na imprensa e no Encontro de Goiânia, na semana passada, colocou o governador José  Pedro Taques (PDT) na vanguarda dos administradores estaduais e municipais, em cobranças ao governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). E ele fez valer a confiança que lhe foi depositada, nesta semana, em Brasília, com mais de 50 prefeitos Mato-Grossenses que participam da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

 
Aos prefeitos, Taques voltou a falar sobre a necessidade de um novo pacto federativo que contemple, de fato, os estados e municípios. Para o chefe do Poder Executivo de Mato Grosso, o governo federal precisa assumir uma responsabilidade maior na administração.
 
Segundo Taques, atualmente o governo federal cria diversos programas e coloca os estados e municípios para toca-los. O governador avalia que a prefeituras acabam ficando prejudicadas, tendo em vista que a maioria está com o orçamento no limite e não conseguem tocar adequadamente as novas responsabilidades por falta de recursos.
 
O governador também falou do esforço do Estado na busca pela melhoria da receita e a sobre a cobrança do Auxílio Financeiro para o Fomento das Exportações (FEX). Dos R$ 400 milhões que devem entrar nos cofres do Estado, 25% serão repassados aos 141 municípios.
 
Taques ressaltou que o dinheiro faz falta nos cofres do governo, por conta do atraso nos repasses, o Estado precisou parcelar o reajuste anual aos servidores. O governador diz que espera melhoria no segundo semestre para que possa contratar mais policiais civis e militares.
 
Taques aproveitou o jantar com os prefeitos para apresentar uma explanação sobre o programa Pró-Estradas, ressaltando a necessidade de reconstruir e aumentar a malhar rodoviária pavimentada do Estado. Além disso, o governador pediu a continuidade da parceria com os municípios para a continuação dos trabalhos das patrulhas na manutenção da malha estadual e vicinal.
 
Em verdade, o governador está em busca de apoio dos prefeitos para as alterações que deseja fazer na Lei do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), ainda neste ano, para vigorar a partir de 2016.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet