Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Flu analisa caso, mas descarta ação extracampo: 'Não há irregularidade'

Dentro de campo, o Fluminense vive situação complicada no Campeonato Brasileiro e faz as contas para se manter na Série A em 2014. Hoje com 42 pontos, o Tricolor ocupa a 16ª posição e só não está na zona do rebaixamento por causa dos critérios de desempate. Fora dele, porém, o clube recebeu há cerca de dez dias a informação de que o trio Portuguesa, Ponte Preta e Criciúma estaria jogando com um número irregular de atletas transferidos de outros clubes - tema tratado pelo artigo nono do regulamento específico do Brasileirão 2013. Mas, depois de analisar os casos nos últimos dias, o departamento jurídico do clube das Laranjeiras não constatou irregularidade alguma.




- Há dez dias, antes mesmo do jogo contra o São Paulo, recebemos a informação e fomos checar para saber se havia algum fundamento. Estudamos, analisamos documentos e chegamos a conclusão de que não havia nenhuma irregularidade. Por isso, o Fluminense não vai tomar medida alguma. As informações que nos foram passadas estavam equivocadas. Se houvesse algo errado, iríamos buscar nossos direitos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) como faríamos em qualquer outra situação - garantiu o advogado tricolor Mário Bittencourt.
A informação das supostas irregularidades foi passada por representantes do Coritiba e também contou com o apoio do Vasco. Assim como o Fluminense, as duas equipes lutam contra o rebaixamento. Enquanto o Cruz-Maltino está na 18ª posição com 41 pontos, o Coxa aparece logo a frente na tabela de classificação: é hoje o 17º colocado com 42.
Entenda o caso

O regulamento específico do Campeonato Brasileiro de 2013 diz, em parágrafo único no artigo nono, que cada clube somente poderá receber cinco atletas de outras equipes da Série A, o que supostamente não teria sido respeitado por Criciúma, Portuguesa e Ponte Preta. No entanto, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, explicou que o texto se refere especificamente ao artigo citado e que essa limitação só existe para jogadores que já disputaram partidas do Brasileiro e não alcançaram o número que impede transferências (sete).
Diz o artigo nono: “Um atleta poderá ser transferido de um clube para outro durante o Campeonato Brasileiro da Série A, desde que tenha atuado em um número máximo de seis partidas pelo clube de origem, sendo permitido que cada atleta mude de clube apenas uma vez. Parágrafo único - Cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série A; de um mesmo clube da Série A, somente poderá receber até três atletas”.
- Vai no regulamento, que é muito claro. Não há nenhum problema com os jogadores da Portuguesa, da Ponte Preta e do Criciúma. Há um limite, mas veja o regulamento. Há um limite para jogadores da mesma competição, se os jogadores não atuaram na competição (o Brasileiro da Série A de 2013), não há motivo para se aplicar isso. Se eles vieram de outras equipes, mas não atuaram no Brasileiro... Essa regra é para quem atuou e não chegou ao limite das seis partidas - esclareceu Virgílio Elísio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet