Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

Gado é abatido em matadouros sem higiene e improvisados

O Bom Dia MS percorreu dois abatedouros e um frigorífico em três cidades do interior de Mato Grosso do Sul para constatar irregularidades em abatedouros e frigoríficos. Há casos de estabelecimentos operando de forma improvisada. A reportagem foi exibida nesta segunda-feira (11).


Em Maracaju, a 162 km de Campo Grande, há apenas um abatedouro em atividade. Animais são abatidos em meio a tijolos e sacos de cimento. Pelo chão há muita sujeira e vísceras. A gerente do abatedouro reconhece os problemas, mas afirma que determinação do Serviço de Inspeção do Município, o abate só é feito no fim da tarde, depois que os funcionários param de trabalhar na reforma das instalações. As licenças do matadouro estão em dia.

No frigorífico em Amambai, a 342 km de Campo Grande, são abatidos até 100 animais por dia. A inspeção é de responsabilidade do estado. A carne produzida na unidade é distribuída para vários municípios do estado. Há denúncias de muita sujeira e sangue no local. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) informa que foi feita uma vistoria ao frigorífico em fevereiro. A conclusão foi de que o estabelecimento já havia recebido as melhorias exigidas, mas que pequenos ajustes ainda precisam ser feitos.

No único abatedouro de Eldorado, a 440 km de Campo Grande, imagens mostram miúdos e até dois bezerros mortos deixados no chão. Um funcionário usa a pistola de ar comprimido para atordoar o animal que entra na linha de abate. Ele faz nove disparos. Em fevereiro, a Iagro vistoriou a unidade e apontou uma série de irregularidades e problemas de higiene que precisavam ser resolvidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet