Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

ROTA 289

Gaeco deflagra operação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul contra tráfico de drogas

Os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Mato Grosso do Sul e...

Foto: Ilustração/Reprodução

Gaeco deflagra operação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul contra tráfico de drogas
Os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso deflagaram na última terla-feira (04), a operação 'Rota 289'. A Polícia Militar dos dois estados cumpriram oito mandados de prisão preventiva, sendo cinco na de Coronel Sapucaia/MS, uma em Dourados/MS e dois em Rondonópolis, além de dois mandados de busca e apreensão em Coronel Sapucaia. 


Último foragido de operação do Gaeco é preso no Pedra 90
Suplente de deputado federal é preso em operação do Gaeco por tráfico de drogas

O monitoramento do Gaeco iniciou há cerca de um ano, resultando na prisão em flagrante por tráfico de drogas de 15 pessoas nos Estados de Mato Grosso do Sul,Mato Grosso, Goiás e São Paulo, para onde eram transportadas as drogas oriundas de Coronel Sapucaia, cidade que fica na divisa com o Paraguai. Na ocasião o Gaeco apreendeu 10 veículos de passeio, armas de fogo, munições e dinheiro.

De acordo com o Gaeco de Mato Grosso do Sul, 3,410kg de drogas estavam sob o poder de Santiago Gomez, preso em flagrante por tráfico internacional de entorpecentes, já que todo produto apreendido vinha do Paraguai. Santiago contava com familiares para ajudar no transporte e executar crimes em Mato Grosso do Sul. Júnior Quadra Antunes (genro), Vanessa Martins Gomes (filha) e Adriane Martins (esposa), todos residentes em Coronel Sapucaia e presos na data de ontem.

Além de fornecer drogas para diversos municípios de Mato Grosso do Sul, Santiago Gomes também mandava drogas para outros Estados, sendo que a maior apreensão se deu na cidade de Rondonópolis/MT, onde em agosto de 2012, Paulo César Fortes foi preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo, de posse de 1.175 kg de maconha e 689 gramas de haxixe, além de 10,970 kg de sementes de maconha, 5.685 kg de buchas de maconha, 01 balança de precisão, 01 pistola calibre 9 mm com carregador, 01 carabina calibre ,32, 01 escopeta calibre 12, 114 munições de vários calibres (9mm, .40, 38, 12, 32, 380) e R$ 3.915,65 (três mil, novecentos e quinze reais e sessenta e cinco reais em espécie).

O transporte do entorpecente era realizado pela rodovia MS 289 através de veículos automotores ou por meio de bicicletas através das fazendas da região até Dourados de onde seguiam de veículo para diversos rincões do país. Os ciclistas transportavam cerca de 50 kg de maconha cada um e viajavam à noite, o que dificultava a abordagem policial na medida em que podiam visualizar a aproximação de veículos sem serem vistos, pois seguiam em meio às plantações.

Como atuava Paulo César Fortes na distribuição de drogas em Mato Grosso

Mesmo recolhido no presídio de Rondonópolis/MT, Paulo César Fortes prosseguiu suas atividades criminosas, encomendando através de telefone celular carregamentos de drogas, que também foram apreendidos. Na época para continuar praticando os crimes ele contou com comparsas que estavam em liberdade dentre eles Falkner de Alcânta Ribeiro, Antônio Carlos Hipólito Marques, Jair da Silva e Leandro Silva Resende, todos se encontram presos por flagrantes autuados no decorrer da operação.  O nome 'Rota 289' faz alusão à Rodovia MS 289, que liga Coronel Sapucaia a Amambai/MS, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Estão presos :

Santiago Gomes (responsável por vender as cargas de maconha) preso em Sapucaia
Júnior Quadra Antunes (genro de Santiago) preso em Sapucaia
Vanessa Martins Gomes (filha de Santiago) preso em Sapucaia
Adriane Martins ( esposa de Santiago) preso em Sapucaia
Paulo César Fortes ( já se encontrava preso em Rondonópolis
Evandro Pereira da Silva

Duas pessoas ainda estão foragidas

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet