Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

A FORÇA DO PODER

Grupo de Pivetta usa força de Pedro Taques para alavancar candidatura a presidência da AMM e espera apoio de colega do PMDB

Foto: Priscila Hauer / Assessoria

Grupo de Pivetta usa força de Pedro Taques para alavancar candidatura a presidência da AMM e espera apoio de colega do PMDB
A perspectiva de conquistar espaço na próxima administração e principalmente agradar ao governador José Pedro Taques (PDT), entre outros itens, arrastou mais de 50 de prefeitos para anunciar apoio à postulação de Otaviano Pivetta (PDT), chefe do Poder Executivo de Lucas do Rio Verde, para a presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). A eleição para renovação da diretoria da entidade, marcada para o próximo dia 18, até a semana passada tinha o prefeito Neurilan Fraga (PSD), de Nortelândia, como principal favorito.

 
Mesmo sendo do PMDB, partido do governador Silval Barbosa e em tese rival de Taques, o prefeito Adair Alves Moreira (PMDB), de Alto Paraguai, é aguardado com ‘tapete vermelho’ pelo grupo de Pivetta. Adair Alves possui manifestações públicas de quase todos os prefeitos do PMDB e alguns de outros partidos.  
 
Em janeiro de 2013, Otaviano Pivetta recuou da disputa, na AMM, para anunciar apoio a Moreira Alves, derrotado à época pelo prefeito Valdecir Luiz Cole, o ‘Chiquinho do Posto’ (PSD). Desta vez, no reverso da medalha, Pivetta espera a renúncia de Adair Alves para lhe apoiar.
 
Otaviano Pivetta recebeu o apoio dos 12 prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa), durante encontro em Sorriso, segundo release de sua assessoria. A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com oito dos 12 prefeitos citados e todos confirmaram apoio a Pivetta.  “É o nosso candidato e irá dar um ‘choque de gestão’ na AMM”, definiu o prefeito Dilceu Rossato (PR), de Sorriso, anfitrião do Cidesa.
 
Além disso, outros 40 prefeitos já teriam declarado  apoio a Pivetta, entre eles, o prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, que se tornou um dos coordenadores de sua campanha para conquistar a Associação dos Municípios. Conhecido por ter contribuído na construção de um modelo de gestão na cidade de Lucas, as propostas de Pivetta para presidir a AMM são arrojadas e, por isso, tem ganhado tantos apoios.
 
“Quero ser presidente para promover profundas mudanças na nossa entidade de representação. Vamos baixar o custo em 50% na mensalidade dos municípios, e aumentar a oferta de serviços com os projetos que os municípios precisam, através de parcerias com as universidades e a Secretaria das cidades do Estado”, afirmou Pivetta.
 
No contexto ampliado,  Otaviano Pivetta também levanta a bandeira da transparência na aplicação dos recursos com a publicação mensal do destino de cada centavo gasto pela AMM e se compromete a por um basta às vias-sacras feitas pelos prefeitos do interior do Estado à Cuiabá e à Brasília, em busca de recursos.
 
A estratégia do prefeito de Lucas do Rio Verde, se eleito presdiente, visa unificar o modelo de gestão dos municípios e acabar com as diferenças de serviços prestados. “Queremos uma AMM que atue como articuladora no desenvolvimento regional, diminuindo as diferenças entre os mais pobres e os mais ricos no que se refere aos serviços públicos essenciais. A saúde, educação e segurança tem que ter a mesma qualidade em Alto Paraguai, Cáceres e Lucas do Rio Verde”, exemplificou Pivetta.  `
 
A eleição para definir o presidente do biênio 2015/2016 será no próximo dia 18 entre às 9h30 e 11h30 na sede da entidade, em Cuiabá, conforme determina o edital de convocação da assembleia geral.
 
Durante o encontro do Cidesa, entre os assuntos discutidos estão, a concessão da ferrovia, descentralização das licenças ambientais, divulgação do programa de fomento em educação e saúde ambiental da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), regularização fundiária e a inclusão  de São José do Rio Claro no Consórcio.
 
Além de Lucas do Rio Verde, integram o consórcio, os municípios de Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul, que juntos somam aproximadamente 330 mil habitantes. Sorriso é maior cidade.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet