Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Cidades

fim do garimpo

Implosões destroem garimpo da Serra do Caldeirão em Pontes e Lacerda

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Implosões destroem garimpo da Serra do Caldeirão em Pontes e Lacerda
As forças de segurança que atuam na desocupação do garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (447 km de Cuiabá), realizam a implosão das escavações realizadas pelos garimpeiros. As implosões tiveram início na manhã desta sexta-feira (13) e devem ser concluídas ainda hoje, de acordo com a assessoria da Polícia Federal.


Leia mais:
PM preso por tráfico e roubo foge de batalhão em Cuiabá; Corregedoria apura caso

Com a utilização de explosivos, todas as galerias e frentes de trabalho abertas pelos garimpeiros na serra estão sendo destruídas e soterradas. Uma empresa especializada é a responsável pela realização dos procedimentos. A operação de destruição do garimpo teve início após a desocupação completa da área, concluída na última terça-feira (10).

A assessoria informou que, após as implosões, a Serra do Caldeirão continuará a ser monitorada pelas forças de segurança, formadas pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, e Civil, para manter a ordem e a segurança do local e evitar que pessoas voltem a subir a serra.

A desintrusão da área é uma determinação da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Entre os principais motivos, está o fato de não haver autorização para exploração da área, o que torna o garimpo ilegal.

A falta de segurança e a contaminação do solo e da água com mercúrio também pesaram. Um deslizamento de terra ocorrido no dia 19 de outubro deixou cinco feridos. No total, mais de 5 mil pessoas, entre garimpeiros profissionais e amadores, teriam passado pelo garimpo da Serra do Caldeirão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet