Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política MT

de malas prontas

Janaina consegue autorização de Kassab para mudar de partido e anuncia filiação ao PMDB

Foto: Marcos Lopes/AL

Janaina consegue autorização de Kassab para mudar de partido e anuncia filiação ao PMDB
A deputada estadual Janaina Riva conseguiu o aval do presidente nacional do PSD e ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para se desfiliar do partido sem perder o mandato. Na manhã desta quarta-feira (9) ela informou à imprensa que aguarda apenas a carta assinada por Kassab autorizando a desfiliação para oficializar a saída e se filiar ao PMDB. O deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) deve acompanhá-la no novo partido.


Leia mais:
Após aprovação, Taques conta com R$ 400 milhões do FEX para manter equilíbrio

“Já falei com Kassab por telefone e ele vai me dar autorização para mudar de partido. Esperar a janela para mudança é inviável porque há um grupo de candidatos a prefeito e vereador que estão se organizando e precisam definir para qual partido vão, e querem me acompanhar. Só estou aguardando o Kassab assinar a carta autorizando minha desfiliação para me filiar ao PMDB e sair pelo estado fazendo atos de filiação e montando um novo grupo político”, disse Janaina.

Ela afirma que não teme uma ação por parte do Ministério Público Eleitoral, pois já houve casos semelhantes, em que o presidente do partido liberou o deputado para se desfiliar, e o mandato dele foi mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pressa na mudança é para permitir a filiação dos que serão candidatos a prefeito ou vereador nas eleições de 2016, já que o prazo para eles se encerra em 2 de outubro. 

A parlamentar viaja a Brasília nos próximos dias para pegar a autorização pessoalmente com Kassab. A reunião deve contar com a presença do presidente regional do PMDB, o deputado federal Carlos Bezerra, do presidente regional do PR, o senador Wellington Fagundes, e do senador Blairo Maggi, que está de saída do PR para se filiar ao PMDB. Eles devem ajudar no convencimento do Kassab para liberar Janaina e Fabris. Fagundes chegou a convidar os dois para se filiarem ao PR, mas eles acabaram optando pelo PMDB.

Grupo de oposição

A participação de Wellington Fagundes na articulação para que Janaina se filie ao PMDB, segundo a deputada, é porque PR e PMDB já estão conversando sobre uma aliança para as eleições de 2018, quando pretendem lançar um candidato a governador pela oposição – o mais cotado até o momento é o próprio Fagundes.

O desejo de permanecer na oposição, inclusive, é o principal motivo alegado por Janaina para sair do PSD, já que a sigla, que agora é presidida pelo prefeito de Nortelândia e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, está se integrando à base do governador Pedro Taques (PSDB). Ela afirma, também, ter se sentido preterida quando Neurilan foi colocado na presidência do partido.

“O PSD não nos ajudou e não devemos nada ao PSD. Conversei com Neurilan sobre minha saída. Ele sabe o que eu e meu pai fizemos pelo partido. Eu saio do PSD, mas o PSD não sai de mim, pois continua sendo o partido do meu coração”, concluiu Janaina. A deputada está em seu primeiro mandato e o PSD é o primeiro partido ao qual ela se filiou. A sigla fundada por Kassab em 2011 foi construída em Mato Grosso pelo pai da deputada, o então presidente da Assembleia Legislativa José Riva.

O deputado estadual Pedro Satélite (PSD) deve aproveitar o encontro de Janaina com Kassab para pedir a ele autorização para também mudar de partido. Ao contrário da deputada, porém, ele quer entrar na base governista de forma definitiva. Para isso, pretende se filiar ao PSDB, sigla que recebeu Taques há cerca de 10 dias. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet