Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

julgamento do século

Barbosa acusa Valério e mais três de corrupção e absolve ex-ministro

Foto: Reprodução

Barbosa acusa Valério e mais três de corrupção e absolve ex-ministro
O ministro Joaquim Barbosa encerrou nesta segunda-feira (20.8) a leitura de seu voto na Ação Pena 470 que está sendo julgada no Supremo Tribunal Federal (STF). Em mais de cinco horas ele expôs seus argumentos e acusou o empresário Marcos Valério e seus sócios Cristiano Paz e Ramon Rollerbach, todos da agência DNA Propaganda, dos crimes de corrupção ativa e peculato.


Veja aqui como foi a cobertura em tempo real da sessão desta segunda-feira no Supremo Tribunal Federal.
Semana movimentada em Brasília tem depoimentos na CPI e retomada do julgamento do Mensalão no STF

O ex-diretor do Bando do Brasil Henrique Pizolato foi acusado também pelo crime de peculato e por corrupção passiva, já que, segundo Barbosa, ele foi responsável por permitir contratos prejudiciais para o BB com a DNA. Já o ex- ministro das Comunicações Luiz Guschiken foi absolvido da Ação Penal por falta de provas.

Joaquim Barbosa acusa ex-diretor do BB de peculato ao favorecer Valério

A sessão foi marcada por se praticamente um monólogo em que Joaquim Barbosa apresentou um longo e detalhado posicionamento pela culpabilidade dos réus.

Ao final, o ministro cometeu um engano ao não deixar claro o número de acusações de peculato contra os quatro acusados. Questionado pelos colegas sobre a falta de clareza em seu voto, Barbosa se comprometeu em elucidar a questão da dosimetria (acusações e penas) no momento dos votos dos demais ministros.

Os ministros indeferiram ao final da sessão uma questão de ordem formulada pelos advogados dos réus da Ação Penal que questionavam o "fatiamento" do julgamento e pedia mudanças no rito previsto para o anúncio de cada ministro com relação às possíveis penas.

O julgamento do mensalão será retomado na quarta-feira (22.8) com o início da apresentação do voto do ministro revisor Ricardo Lewandowski. Seu voto estava previsto para hoje mas foi transferido devido ao fato de Barbosa não ter encerrado sua sustentação oral.

Continue acomanhando a cobertura em tempo real do Olhar Jurídico direto do Supremo Tribunal Federal com informações de bastidores e análise dos operadores do direito especialmente para o julgamento mais polêmico da história política nacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet