Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

Cobertura online

'Laranjas', maquinários e débito do IPTU esquentam TV Record; veja os bastidores e cobertura

01 Out 2012 - 21:57

Da Reportagem Local - Lucas Bólico e Jonas da Silva

Foto: RDnews

'Laranjas', maquinários e débito do IPTU esquentam TV Record; veja os bastidores e cobertura
O debate da TV Record nesta segunda-feira à noite teve perguntas e respostas dos candidatos sobre temas centrais para Cuiabá, como saúde, educação e combate à corrupção. O clima esquentou em alguns momentos específicos, como quando, Guilherme Maluf (PSDB) perguntou se Mauro Mendes (PSB) mentia, pelo fato de dizer que não fazia acusações sem provas, mas o chama no horário eleitoral de “laranja” do candidato Lúdio Cbral (PT).


Saiu mais faísca no embate entre Mendes e Maluf, no momento em que o peessedista declarou que o tucano devia IPTU à Prefeitura de Cuiabá. Guilherme rebateu que Mauro está afobado e se checasse bem os dados, perceberia que não há débito nenhum.

Um terceiro ponto que merece destaque foi protagonizado também por Mauro Mendes, mas desta vez o embate foi contra o Procurador Mauro, que cobrou da coligação de Mendes que se posicionasse quanto ao escândalo dos maquinários, como fizeram o hoje senador Pedro Taques (PDT) e o próprio Mauro Mendes na campanha de 2010.

Participaram do debate cinco candidatos, com exceção de Adolfo Grassi (PPL), cujo partido não tem representação no Congresso Nacional.

Todos os postulantes chegaram à sede da emissora com antecedência. Lúdio Cabral (PT) foi o primeiro a chegar, acompanhado da esposa e das filhas.

O segundo a chegar foi Guilherme Maluf (PSDB), seguido do candidato do Psol, Procurador Mauro. Carlos Brito (PSD) chegou na sequência e o último foi Mauro Mendes, que chegou acompanhado da esposa e do senador Pedro Taques (PDT).

O debate entre os postulantes terminou por volta de 00h20 e a atualização foi realizada de acordo com o horário em que as notícias eram inseridas no site.   

Acompanhe os principais pontos do debate:

00h55 - 
Lúdio Cabral declara que no início da disputa fez a opção de realizar uma campanha limpa e sem ataques, “mobilizando a sociedade”. Diz também que está sofrendo duros ataques, mas pede ao eleitor que “vote limpo, vote Lúdio”.

00h52 -
Carlos Brito afirma que provará eu as eleições não são resolvidas nas pesquisas de intenção de voto e pede a confiança do eleitor. Apontado como quarto colocado na disputa e líder em rejeição, afirmou: “Vamos provar que pesquisas não vencem eleição”, disse.

00h48 - Mauro Mendes agradece à família e aos eleitores e pede a oportunidade aos cuiabanos de “realizar sonhos” e elenca como exemplos asfalto e emprego.

00h45 - Guilherme Maluf agradece e diz que mesmo que saia derrotado da disputa, fez seu papel de cidadão cuiabano e contribui para sua cidade participando da disputa. “Nunca me coloquei como salvador da pária, mas mostrei que tenho condições de melhorar a nossa cidade”, finalizou.

00h44 - Considerações finais

00h43 - 
Carlos Brito retoma a pergunta sobre ICMS, mas agora dirige a Mauro Mendes. Afirma que 25% do imposto não chega aos cofres do municípios por conta de incentivos fiscais. Mendes, que obtém incentivos fiscais do Estado, lembra que a prática é legal, barateia a produção no município e gera empregos.

Carlos Brito rebate dizendo que Mendes ao cumpre a contrapartida social da criação de empregos e cita como base de sua argumentação relatório do Tribunal de Contas do Estado. O empresário rebate dizendo que o relatório do TCE citado é de 2009 e foi feito com dados errados, mas eu já foi corrigido.

00h39 - Procurador Mauro questiona Carlos Brito sobre coleta de lixo, que responde que irá cobrar duramente da empresa concessionária do serviço o cumprimento rigoroso do contrato. O Procurador, por sua vez, defende a criação de uma empresa pública para tomar conta do serviço. “O município tem condições de fazer o serviço”, defende.

00h37 - 
Guilherme Maluf lembra que Mendes o acusa no horário eleitoral de ser “laranja” do Lúdio e de ter falado no debate que não faz acusação sem provas. “O senhor mente aqui ou no horário eleitoral?” questiona.

Mendes responde que não acusa ninguém sem prova, mas que em eu horário eleitoral apenas divulgou material publicada na imprensa. “Está, assinado, Tudo que eu falo eu assino, assim como assino as minhas propostas”, respondeu.

00h33 -
Lúdio pergunta para Guilherme Maluf como o candidato pretende compartilhar o poder da cidade com os cidadãos.

Maluf responde que o fará por meio do orçamento participativo, que segundo ele dá legitimidade à gestão.

“Orçamento participativo fortalecimento dos conselhos do Estado e fortalecimento das carreiras do Estado”, elenca Lúdio na réplica. Maluf acrescenta que pretende fazer plebiscitos, mas ressalta que o gestor deve tomar medidas unilaterais quando necessário.

00h22 -
Mauro pergunta para o procurador Mauro porque faltam médicos em unidades de saúde. O procurador responde que “falta fiscalização pela prefeitura, principalmente da jornada”. Ele propõe concurso público exclusivo para médico e enfermeiros da prefeitura.

00h17 - Mauro pergunta a Brito qual a política habitacional para ajudar cuiabanos. Na resposta, o candidato do PSD, cutuca Mauro. “Tenho história de luta e não de lucros na política. Tem programa que participei com quitação de mais de 40 mil casas. Precisamos de programa que regularização fundiária e de título para ter garantir, além de construção de casas próprias, teremos para programa baixa renda e remoção de áreas riscos”.

00h07 - Lúdio pergunta para Maluf quais são suas propostas para saúde mental da população. O candidato do PSDB diz que sempre fez propostas para que a população tivesse leitos. “Vamos dar continuidade de reconstrução e reforma do Hospital Neuropsiquiátrico, porque o Estado de Mato Grosso não dispõe de nenhuma instituição para fazer internação. Todas são feitas através de liminar”.

23h52- Lúdio pergunta projetos de Mendes para a população em condições de extrema pobreza.

Mendes diz que se utilizará de programas federais pra o combate à extrema pobreza, como o Bolsa Família e programas estaduais como o Panela Cheia. Lúdio rebate dizendo que irá acessar recursos do governo Dilma por mio do programa Brasil Sem Miséria, voltado para a qualificação profissional de pessoas de baixa renda.

23h36 –
Começa o terceiro bloco

Mauro Mendes obtém direito de resposta e diz a Lúdio que nõ é o autor dos panfletos apócrifos espalhados pela cidade. Diz que faz as críticas de forma aberta e que também foi vítima de acusações.

23h30 –
Ludio Cabral questiona quais são os projetos do Procurador Mauro para a Cultura.

O Procurado promete paridade entre artistas e políticos o conselho de cultura, além de só anunciar nos veículos de comunicação que abrirem espaço para a produção de cultura local.

Lúdio “elogia” os projetos de Mauro e afirma também que quer paridade no conselho de cultura.

23h24 –
Lúdio Cabral pergunta para Carlos Brito sobre os projetos para os idosos em Cuiabá.

O peessedista declara que os idosos sempre são “deixados”de lado pelo poder público. Lúdio promete usar os centros de convivência dos idosos como ponto estratégico para atender os idosos com saúde, esporte e lazer.

Carlos Brito afirma que o idoso não pode ser considerado como um peso para a sociedade.

23h20-
Procurador Mauro cita os atrasos nos repasses do Estado para a Saúde e pergunta para Lúdio de quem é a culpa.

O petista diz que o secretário estadual de Saúde e o governo é que devem responder a questão. Afirma que somente está recebendo o apoio do governador e promete começar a negociação com os servidores da Saúde, caso eleito, antes de tomar posse.

23h16-
Procurador Mauro pergunta para Mauro Mendes sobre escândalo dos maquinários, citando o senador Pedro Taques, que critica a corrupção sem tocar mais no tema.

Mendes responde que Blairo não responde pelo escândalo e que tem uma postura contra a corrupção. O Procurador afirma que Maggi é investigado sim e Mendes afirma “desconhecer” o fato.

23h12-
Mauro Mendes questiona Lúdio Cabral sobre o “alinhamento” político com o governo do estado e presença das OSS na Saúde.

Lúdio reforça que é contra as OSS e declara que o alinhamento com o Estado é uma “qualidade” de sua candidatura, que terá mais facilidades para acessar recursos federais e estaduais.

Mendes rebate dizendo que Lúdio só apregoa o alinhamento quando lhe é conveniente. O petista sobe o tom e diz que Mauro está desesperado com suas quedas.

23h00
– Mauro Mendes questiona Guilherme Maluf sobe como aumentar a arrecadação do IPTU. O tucano responde que fará um bom recadastramento dos munícipes.

O empresário replica dizendo que Maluf não paga o IPTU e ouve de Maluf acusação de ser “afoito”. O tucano diz que os documentos apresentados dizendo que haviam débitos com a Prefeitura não são registrados com seu CPF e RG.

22H50 – Carlos Brito questiona Mauro Mendes sobre as obras da Copa do Mundo. O socialista responde que as obras da Copa não são de um governo ou de um gestão, mas de todos. Afirma também que é motivo de orgulho ter o apoio do senador Blairo Maggi, com quem visitou as obras da copa.

22h46 - Carlos Brito faz a pergunta seguinte para Lúdio e pergunta como fará para ter mais recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ele responde que vai investir no orçamento participativo, com colaboração da população. Ele cita que fará boa gestão para melhorar recursos do governo estadual e federal. "No Ministério da Saúde temos sete programas importantes, entre eles, Farmácia Popular, Brasil Sorridente". Brito faz réplica e diz que Cuiabá precisa de um "prefeito com pulso firme".

22h44 - Maluf faz a segunda pergunta e questiona o incentivo fiscal recebido por Mauro Mendes para sua empresa."O senhor fez encontro de cartas de crédito, pagou 20% do valor e não deu contrapartida", criticou . "Já disse algumas vezes, todas as vezes que tem eleição e vem esse debate de incentivo. Vou dar incentivo para empresa que contratar jovem, mulher e portador de necessidade , vou reduzir IPTU para criar emprego. Mato Grosso tem incentivo, minha empresa e mais de 200 tiveram incentivo. O governo Lula teve incentivo, o goerno Dilma dá incentivo, Silval dá incentivo, Dante deu, Carlos Bezerrra deu. Isso é legal".

22h42 - Maluf  diz não estar satisfeito com resposta. Ele pergunta se estará na prestação de contas do petista. "É lógico que estará na prestação de contas, especialmente para que a população tenha condição de acompanhar nosso trabalho e princípio da moralidade".

22h40 - Segundo bloco

No segundo bloco, assim como no terceiro, os candidatos a prefeito em Cuiabá fazem pergunta entre si. Sendo que cada um fará pergunta para dois concorrentes. Por sorteio, o primeiro a perguntar será Guilherme Maluf (PSDB) e quem responde é Lúdio Cabral (PT). Ele pergunta sobre moralidade e comenta sobre o uso de jato da construtora Cowan na visita do vice-presidente Michel Temer.

"A vinda do vice Michel Temer simboliza a aliança nacional que governa o país. O vice-presidente veio pela orientação do diretório nacional, que irá providenciar todas as documentações para prestação de contas. Precisamos fortalecer orçamento participativo e carreiras de controladoria, ouvidoria para fiscalizar a gestão pública".


22h39- Mauro Mendes afirma que preocupação com o meio ambiente é compromisso com o “futuro e com o presente”. Promete ainda amplir a coleta de lixo e plantar árvores, criando novas áreas verdes para amenizar o calor.

22h37-
Carlos Brito afirma que vai cumprir o plano diretor da cidade, protegendo, segundo ele, os rios e o Pantanal de Mato Grosso. O peessedista promete ainda criar programas de conscientização ambiental e dar incentivos fiscais a quem colaborar com o meio ambiente.

22h35 – Procurador Mauro prometeu remunicipalizar a Sanecap e instituir a coleta seletiva por meio de cooperativas.

22h33 – Guilherme Maluf prometeu acelerar a cobertura do tratamento de esgoto na cidade. “Precisamos de um novo aterro em Cuiabá”, defendeu.

22h30 - O primeiro a responder é o candidato do PT, Lúdio Cabral, que fez um apelo por um debate propositivo. O petista afirmou que pretende ampliar a coleta de lixo e a cobertura do saneamento na capital. “Fazer uma coleta de lixo que respeite a legislação federal”, afirmou. E defendeu um programa de rearborização na capital.

22h15 - Começa o debate. O apresentador Antônio Carlos Silva, da TV Record, orienta sobre as regras do debate e a posição dos candidatos.

22h22- Começa a responder Lúdio Cabral (PT), sobre a qualidade de vida da população de Cuiabá e do Pantanal. Ele responde sobre o que vai fazer em  relação à questão ambiental.

Bastidores

Ludio Cabral afirmou na chegada que veio focado em apresentar propostas e discutir idéias. “Nós continuamos campanha no mesmo modelo,uma campanha limpa e propositiva para alcançar o melhor resultado seja ele qual for”, declarou.

Sobre ataques, o petista declarou que irá “respeitar a população”. “Espero que continuemos debatendo propostas porque é isso que a população espera”, completou. “Eu estou preparado para qualquer circunstancia do debate”, finalizou.

Guilherme Maluf declarou que irá se defender sempre que for atacado. “Colocando sempre as nossas propostas para a população escolher o melhor candidato”, antecipou. Sobre denuncias, afirmou que vê com naturalidade. “Esse esquentamento é normal na reta final da eleição e Cuiabá tem um histórico de reviravoltas eleitoras”, disse, confiante em ir para um eventual segundo turno.

O Procurador Mauro declarou que continuará a apontar a incoerência dos candidatos. “Nossa tática nunca é e nem nunca foi fazer ataques baixos”, garantiu. “Vamos mostrar as contradições políticas na trajetória dos nossos adversário, mas ataques baixos vocês nunca vão ver”.

Carlos Brito declara que vai continuar defendendo seus posicionamentos de forma “incisiva”. “Toda ação tem uma reação. Todas as vezes em que fomos atacados pelo poder econômico, nós reagimos”, completou.

Mauro Mendes disse que o debate deve servir para ajudar o eleitor a se decidir nesta reta final. “Tem muitas pessoas indefinidas e muitas que ainda podem mudar de opinião conforme a qualidade do debate”, argumenta.


Última atualização às 02h21.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet