Olhar Direto

Sábado, 25 de maio de 2024

Notícias | Educação

Ensino Superior

MEC anuncia segunda edição do Fies para instituições com notas máximas; Univag garante destaque

Foto: Univag/Ilustração

MEC anuncia segunda edição do Fies para instituições com notas máximas; Univag garante destaque
O ministro da Educação, Renato Janie Ribeiro anunciou no início deste mês que haverá a segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2015. Estima-se que o programa abra no início do segundo semestre.  O assunto gerou expectativas em muitos estudantes que pararam de estudar por falta de recursos financeiros. Somente este ano o programa disponibilizará 314 mil oportunidades. 


Em sua fala, o ministro Renato Janine destacou prioridades e alterações de critérios para concessão, onde o Centro-Oeste será uma das regiões privilegiadas. Além disso, o MEC dará prioridade para algumas áreas profissionais e para cursos que possuam nota 4 ou 5 nas avaliações feitas pelo Ministério. Outra novidade é a atualização da taxa de juros do Fies, que passará de 3,4% ao ano para 6,5% ao ano. Os critérios de acesso ao Fies deverão ser publicados no início de julho.

O assunto deixou alunos e universidades satisfeitas, principalmente as bem conceituadas em avaliações do MEC. É o caso do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que possui maioria dos cursos com nota 4 e 5. O vice-reitor Flávio Foguel falou sobre o assunto, ele acredita que essa é a oportunidade de garantir a graduação em instituições que prezam pela qualidade acima de tudo. “O ministro da Educação falou em 615 mil vagas para novos financiamentos, garantindo ainda a continuidade do programa para aqueles que já aderiram e estão cursando a graduação”, disse.

Para o aluno as regras continuam a mesmas, para solicitar o financiamento pelo Fies deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter conseguido nota de no mínimo 450 pontos, sem ter zerado a redação. A mudança agora é que a renda mensal deverá ser de no máximo 2,5 salários mínimos per capta (individual).

Flávio explicou os critérios do Ministério e porque o Univag é preparado para receber o programa. “O posicionamento estratégico do Univag é alicerçado na qualidade. Sistematicamente, temos trabalhado por uma posição de excelência no estado de Mato Grosso e na região Centro-Oeste. Todos os nossos cursos possuem conceitos positivos no MEC, sendo que a maioria deles com conceitos 4 ou 5. O MEC anunciou que dará prioridade para as instituições com conceitos altos na avaliação de qualidade que eles fazem. Esse será o diferencial do Univag na hora da distribuição de vagas do Fies em Mato Grosso”, explicou Flávio.

Além de maiores vantagem para receber as vagas, o vice-reitor disse que a instituição tem se preparado com alternativas que garantam o ingresso para os alunos. Uma delas é a ampliação do programa de bolsas que vão até 50%. Outra opção é o financiamento próprio. “Ampliamos o programa de bolsas, com descontos que vão de 30% a 50% dependendo do curso. Além disso, há a opção do crédito educativo Univag, onde o aluno paga 50% da mensalidade durante o curso e o restante é pago após a conclusão do mesmo. Importante ressaltar que, mesmo tendo aderido ao programa de bolsas ou de crédito educativo do Univag, o aluno poderá continuar tentando o Fies”, disse Foguel.

Leia Mais:
Univag promove série de ações no Dia Mundial Voz no Parque Mãe Bonifácia

Para Flávio os novos critérios adotados pelo MEC devem ser vistos com bons olhos pela população, já que melhora a qualidade do ensino. “Dessa vez o ministério mostra que não está preocupado em colocar as pessoas nas faculdades, mas garantir que elas tenham um estudo de qualidade. As universidades que ficarem de fora nessa segunda edição, com certeza irão se preocupar mais com a qualidade do ensino”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet