Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

levantamento epidemiológico

MT é o 7º do país em casos suspeitos de microcefalia; 72 são investigados

Foto: Ilustração

MT é o 7º do país em casos suspeitos de microcefalia; 72 são investigados
Mato Grosso é o sétimo estado do país em casos suspeitos de microcefalia relacionados à infecção pelo vírus Zika, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na data de hoje, 16 de dezembro. O Boletim Epidemiológico divulgado aponta que são 72 casos em investigação. Até o momento, nenhum óbito foi confirmado no Estado.


Leia Mais:
Saúde lança protocolo emergencial de vigilância e resposta à microcefalia

O novo levantamento detalha, pela primeira vez, os primeiros casos confirmados e descartados. De acordo com o novo Boletim Epidemiológico foram registrados 2.401 casos da doença e 29 óbitos, até 12 de dezembro deste ano. Esses casos estão distribuídos em 549 municípios, de 20 estados. Pernambuco ‘lidera’ o ranking com 874 casos.

A investigação dos casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika é realizada em  conjunto com gestores de Saúde de estados e municípios. O novo informe traz ainda os seis novos Estados (Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul) que notificaram casos suspeitos.
O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Claudio Maierovitch, disse que o Ministério da Saúde está trabalhando no fortalecimento do diagnóstico para o vírus Zika.

Ele explicou que 18 laboratórios já estão capacitados, sendo 13 centrais e cinco de referência.  O teste para a confirmação do vírus Zika deve ser feito, de preferência, nos primeiros cinco dias de manifestação dos sintomas. Vale ressaltar que o vírus Zika é de difícil detecção, já que cerca de 80% dos casos infectados não manifestam sinais ou sintomas.  

Além de destacar o fortalecimento da rede de laboratórios, Claudio Maierovitch, alertou para os cuidados necessários neste verão. “É muito importante, neste período de festas e férias, que as pessoas, antes de viajarem, façam uma varredura geral em suas casas, eliminando todos os possíveis focos do mosquito. Devido às condições climáticas, esse período de verão é um momento de maior circulação do mosquito”, alerta Maierovitch.

A microcefalia é uma doença em que os bebês nascem com o perímetro cefálico menor do que considerado normal, que habitualmente é superior a 33 centímetros. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet