Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

BUSCA DA CHAPA ÚNICA

Maluf aproxima Mauro Savi de governador eleito para consolidar chapa à Mesa Diretora

Foto: Maurício Barbant / AL-MT

Pedro Taques (PDT) apóia   Guilherme Maluf e Mauro Savi vão comandar Assembleia, em 2015-16

Pedro Taques (PDT) apóia Guilherme Maluf e Mauro Savi vão comandar Assembleia, em 2015-16

Devagarzinho, quase sem alarde, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) vem trabalhando para vencer a resistência interna, na base aliada do governador eleito José Pedro Taques (PDT), para emplacar a chapa com o deputado reeleito Mauro Savi (PR) à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Na surdina, Maluf está aparando as possíveis arestas entre Savi e o grupo de Taques.


Leia também:
Chapa de Maluf e Savi garante 15 votos e caminha para vitória na eleição da Mesa
Por governabilidade, Pedro Taques deve apoiar chapa de consenso na disputa da Mesa


A estratégia é consolidar a chapa de Guilherme como presidente e, também, Savi como primeiro-secretário. A dupla conta com apoio de Pedro Taques, mas há claros focos de resistência, no grupo.  Em tese, Guilherme e Savi possuem 13 votos de colegas. E trabalham com a perspectiva de chegar a  20 antes da posse do novo governador.
 
Antes do entendimento com a oposição, Taques tinha solicitado que a chapa fosse montada a partir da base governista, formada por 11 deputados eleitos, batizada como G-11. A desconfiança interna e a ameaça de dissidências levaram Maluf a dialogar com a oposição, no Edifício Dante Martins de Oliveira.
 
Desta forma, a partir de agora, para consolidar a chapa na disputa pela Mesa Diretora, Maluf convenceu outros cinco deputados do G-11, todos eleitos pela oposição – com Taques, nas última eleições gerais. Já Mauro Savi avançou ainda mais e consolidou, nos bastidores, apoio de oito parlamentares.
 
Dessa forma, a chapa de Guilherme com Savi tem condições de sacramentar o a vitória com antecedência, embora nunca seja fácil qualquer eleição interna, no Poder Legislativo de Mato Grosso. Mauro Savi promete que todos terão vez e voz nas decisões da Casa.  
 
É voz corrente, nos bastidores, que, pelo grupo do G-11, além de Guilherme Maluf, a reportagem do Olhar Direto apurou que alguns deputados novatos, como Maxi Russi (PSB), Saturnino Massom (PSDB), Zeca Viana (PDT), Doutor Leonardo Silva (PDT)  e Dilmar Dalbosco (DEM) são simpáticos à chapa. 
 
Já pelo grupo ligado ao atual governador Silval Barbosa (PMDB), que elegeu 13 parlamentares, nas últimas eleições de outubro, pelo menos nove estariam decidido a marchar com a chapa: Sebastião Resende (PR); Wagner Ramos (PR); Baiano Filho (PMDB); Romualdo Júnior (PMDB); Silvano Amaral (PMDB); Janaina Riva (PSD); Pedro Satélite (PSD) e Gilmar Fabris (PSD), além do próprio Mauro Savi.
 
A estratégia para acomodar os partidos de oposição e situação, no Edifício Dante Martins de Oliveira, em chapa única para disputar o comando do Poder Legislativo, é a mesma adotada pelo deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), nas seis vezes em que se elegeu presidente.
 
Em princípio, a chapa está formatada: Guilherme Maluf (presidente); Dilmar Dalbosco (vice-presidente), Mauro Savi (primeiro-sceretário) e Romualdo Júnior (segundo-secretário).
 
Nesse contexto, para atrair novos aliados a chapa, Mauro e Guilherme deixram em aberto mais dois cargos. São eles: 3º secretário e 2º vice-presidente. "São cargos que também vão nos ajudar a tocar a Assemblíéia Legislativa nos próximos dois anos. Vamos oferece-los a companheiros que desejam compor com este grupo", garantiu Savi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet