Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CARNAVAL 2013

Mangueira sofre e termina desfile com seis minutos de atraso (Fotos)

Foto: Reprodução/Rede Globo

Alegoria

Alegoria

Terminou a pouco o desfile da Estação Primeira de Mangueira, que teve como tema o enredo “Cuiabá, um paraíso no centro da América”. A escola fechou o desfile com 1 hora e 28 minutos, às 23h14 (horário de Mato Grosso). A verde-e-rosa estourou o tempo limite, que é de 82 minutos.


Pelas regras da Liesa, a cada minuto a escola perde 1/10 de ponto. Segundo o presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, houve "um acidente de percurso". Pelo regulamento, a Mangueira começa a apuração de quarta com 0,6 negativo.

Secretário nega ter omitido nomes de convidados à Sapucaí: controle não existiu

Definido samba da Mangueira; Cuiabá terá prévia do desfile (confira fotos)

O carnavalesco Cid Carvalho explicou que no final foi programado que a alegoria iria passar por cima da torre de televisão. “Queríamos que a Mangueira fosse fotografada de baixo para cima, mas na hora da manobra houve um problema que não deu certo no princípio, mas depois concertou e passou. Vamos perder alguns décimos, mas vamos recuperar em outros quesitos”, afirmou em entrevista à Rede Globo.

Para ele, Ivo Meireles sabe o que faz e buscou engrandecer o espetáculo com a inovação das baterias.

Já Meireles, muito emocionado com toda a situação passada pela Mangueira no fim do desfile, afirmou que tudo foi um acidente de percurso. “O carro da borboleta prendeu e a gente acabou ultrapassando sete minutos. A gente optou por atrasar para não correr. Perder esse tempo para não perder em harmonia, perder em conjunto. A gente iria passar com um minuto, mas não deu”.

De acordo com ele, a evolução das duas baterias não foi a causadora do atraso. “A bateria foi o espetáculo desse desfile, você não vai ver nem ontem e nem hoje outro espetáculo como esse na arquibancada. Em nenhum momento a bateria atrapalhou”.

Pela votação proposta pela Rede Globo pelos telespectadores que estão em casa, a Mangueira recebeu a nota 8,7. (Atualizada às 23h36)

Confira:

Drama da Mangueira piora com carro alegórico que fica preso

Com 1 hora e 27 minutos, o último carro da Mangueira, que trazia um libélula, ficou preso na torre de televisão ao fim da Sapucaí. Com ajuda dos fotógrafos que estavam em cima da torre, foi possível liberar a alegoria e a escola pode terminar o desfile. (Atualizada às 23h13)

Mangueira sofre com extrapolação de tempo máximo

A escola de samba Mangueira já ultrapassou os 82 minutos máximos permitidos. A partir de agora a escola passa a ser penalizada. A escola perde um décimo a cada minutos de atraso. (Atualizada às 23h08)

Faltam seis minutos para Mangueira estourar o tempo limite

Faltam apenas seis minutos para que toda a escola de samba Mangueira passe pelo lugar onde o desfile é considerado encerrado. Além de todas as alas e alegorias, ainda precisam passar as duas baterias e o carro de som. As baterias começam a sair neste momento do recuo. (Atualizada às 23h04)

Carro alegórico faz homenagem a São Benedito

Um carro alegório denominado "Devoção a São Benedito" traz um destaque da escola vestido de São Benedito. É uma homenagem às festas de santos realizadas em Cuiabá e às devoções religiosas. (Atualizada às 23h02)

Uma hora e oito minutos de desfile

A Mangueira já tem uma hora e oito minutos de desfile, sendo que o máximo é 1 hora e 22 minutos, o que gera preocupação nos dirigentes da escola já que existem ainda três alegorias para entrarem na avenida. Uma supresa no desfile foi a bateria rosa ter entrado em outro espaço, em frente ao recuo, onde está a bateria verde. (Atualizada às 22h55)

Paradonas empolgam a arquibancada

Além de trazer duas baterias para a passarela do samba, a Mangueira também está explorando as paradonas, que é quando as baterias param e a galera da arquibancada continua cantando o samba enredo, o que está funcinando bem. (Atualizada às 22h50)

Escola já desfila há 45 minutos

Tempo de desfile preocupa dirigentes da Mangueira, já que a escola ainda tem muito o que colocar na avenida e já se passaram 45 minutos de desfile. (Atualizada às 21h45)

Ala traz culturas e artesanatos de Cuiabá

A cultura e os artesanatos de Cuiabá são representados em uma ala. São gamelas, potes e moringas de barros. A quarta alegoria chamada Cores e Sabores de Cuiabá - argila e palhas, traz bonecas de barros, gamelas e outras peças. (Atualizada às 22h41)

Segunda bateria da Mangueira começa a tocar

A segunda bateria da Mangueira, a Rosa, começou a tocar a pouco. Inovando este ano trazendo duas baterias para a avenida, a Mangueira fará uma troca de baterias durante o desfile. Enquanto a bateria Verde se diverte, a Rosa toca. Depois os papéis serão invertidos. (Atualizada às 22h36)

Alegoria "Eldorado" tem sete metros de altura

A alegoria "Eldorado", que representa as riquezas encontradas pelos bandeirantes ao chegarem em Cuiabá tem 7 metros de altura e é decorado com metal dourado. (Atualizada em 22h30)

Belas representam as belezas de Cuiabá

Scheila Carvalho, que foi musa da Paraíso da Tuiuti na Séria A do carnaval carioca, também representa a beleza de Cuiabá no enredo da Mangueira. Evelym Bastos, rainha do carnaval carioca,também é destaque na Mangueira. (Atualizada às 22h25)

Mangueira chega aos 30 minutos de desfile

O cronômetro já marca os 30 minutos de desfile da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. No Grupo Especial, as escolas de samba têm no mínimo 65 minutos para desfilar e não podem ultrapassar 82 minutos. Quem não cumprir esse tempo pode perder pontos, de acordo com o regulamento da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. (Atualizada às 22h17)

Comissão de frente traz índias que oferecem pacus aos bandeirantes

A comissão de frente é composta por índias que trazem pacus nas mãos a serem oferecidos aos bandeirantes. A intenção é fazer uma referência a lenda que diz que quem comer a cabeça de pacu não sai mais de Cuiabá. (Atualizada às 22h12)

Minhocão enfeita uma das alegorias da Mangueira

Um dos carros alegórico da Mangueira traz como destaque principal o minhocão, lenda de Cuiabá sobre uma grande minhoca que habitava o Rio Cuiabá e virava as canoas e afogava os pescadores. (Atualizada às 22h09)

Expectativa para a troca das baterias da Mangueira

A Mangueira inova este ano ao entrar na avenida com duas baterias. As baterias irão trocar de lugar durante o desfile. O clima de expectativa toma conta dos integrantes e carnavalescos da escola. (Atualizada às 21h59)

A Estação Primeira entra na avenida com 4 mil componentes

A Mangueira entra na Sapucaí com 4 mil componentes, em 48 alas. Sete alegorias serão levadas para a passarela do samba homenageando Cuiabá. Os integrantes representam a formação do povo cuiabano entre lendas e assombrações. O enredo fala sobre as muitas guerras travas entre os bandeirantes em busca de ouro e os índios bororós, que já viviam na região. (Atualizada às 21h56)

Integrantes da Mangueira imaginam Cuiabá como uma floresta

Entrevistadas pela reportagem da Globo, integrantes da ala Desbravadores disseram que não conhecem Cuiabá e imaginam a cidade como um campo, uma floresta. (Atualizada às 21h41)

Mangueira entrará na Sapucaí com duas baterias

Gracyanne Barbosa vem como rainha da bateria da Mangueira, que este ano inova trazendo duas baterias para a Marquês de Sapucaí. Seu Jorge falou sobre a importância da escola ter escolhido Cuiabá como tema para o samba enredo. “É uma forma da escola mostrar para o Brasil as belezas de Mato Grosso, do Centro-Oeste brasileiro. A Mangueira irá levar um pouco de luz para a região”, afirmou. (Atualizada às 21h34)

Mangueira desfila neste momento na Marquês de Sapucaí

O presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, está na concentração já preparando a entrada da escola, que será a segunda a desfilar nesta segunda-feira. "A Mangueira vem imbatível. Vamos mostrar o que ensaiamos o ano inteiro", contou enquanto estudava como os carros entrariam na Sapucaí.

Meirelles falou sobre as dificuldades econômicas da escola antes do carnaval. "Problemas financeiros a gente supera, o que mata é o psicológico. Isso é o que derruba uma escola. É como fazer amor com um ente querido sem ter vontade'.

A São Clemente, primeira escola de samba a entrar no Sambódromo no segundo dia de desfiles do Grupo Especial no Rio de Janeiro, já está com 1 hora e sete minutos de desfile.

A próxima a entrar na passarela é a Mangeira com o enredo “Cuiabá, um paraíso no centro da América”. (Atualizada às 21h27)



Confira a letra do samba:


Enredo: Cuiabá, um paraíso no centro da América
Autores: Lequinho, Jr. Fionda, Igor Leal e Paulinho Carvalho

Dai-me inspiração, oh Pai!
Pois em meus versos quero declamar
A capital da natureza, eternizar
Embarque na estaçäo primeira
O mestre a nos guiar
Bambas imortais, o eldorado dos antigos carnavais
Num relicário de beleza sem igual
Fonte de riqueza natural
Cidade formosa... Verde... Rosa
Teu nome reluz, Vila Real do Bom Jesus
O apito a tocar preste atenção!
Mistérios e Iendas de assombração
Segui com coragem, mostrei meu valor
É a Mangueira a todo vapor
Em cada lugar, um "causo" que o povo contou
Em cada olhar, na arte num poema brilhou
Um doce sabor, tempero pro meu paladar
Procure seu par a festança já começar
Na benção de São Benedito eu vou
Dançar com o meu amor, o sonho enfím chegou
Ao paraíso, emoldurado em cintilante céu azul
Bendita sejas terra amada!
O coração da América do Sul
É hora de darmos as mãos
Agora seguir a missão
Sustentar na mesma direção
Mangueira... O trem da emoção
Viaja na imaginação
Meu samba é madeira, é jequitibá
É poesia dedicada a Cuiabá

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet