Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

Após fala de Eder

Mauro Mendes barra publicação de pesquisas do instituto Vox Populi

Mauro Mendes barra publicação de pesquisas do instituto  Vox Populi
O candidato Mauro Mendes (PSB) conseguiu, por meio de sua assessoria jurídica, impedir a publicação da pesquisas eleitorais Vox Populi registradas junto à Justiça Eleitoral sob os números MT-00687/2012, MT-00695/2012 e MT-00703/2012. A decisão foi concedida em caráter liminar na 1ª Zona Eleitoral de Mato Grosso.


Eder diz que Mauro judicializa eleição sobre impugnação de uma pesquisa
Advogado de Mauro Mendes pede impugnação de pesquisa e diz que ex-senador Antero é grande homem

O argumento usado por Mendes para vetar a publicação da pesquisa foi o fato de Eder Moraes, apoiador de Lúdio Cabral (PT), ter declarado em entrevista à Rádio Mix nesta semana que o resultado da pesquisa iria “surpreender” e mostrar quem as pessoas achavam que tinha comprado votos. A pena de multa em caso do não cumprimento da decisão é de R$ 100 mil para cada, além de configuração de crime de desobediência

Quando Eder deu a declaração, em tese, a pesquisa ainda estava em campo. “O que causou estranhamento foi o fato de Eder Moraes demonstrar ter conhecimento prévio do resultado das pesquisas, enquanto o mesmo ainda não havia sido concluído e nem tornado público pelo instituto responsável”,declarou o assessor jurídico da coligação “Um Novo Caminho para Cuiabá”, José Antônio Rosa .

“Se o Eder Moraes conhecia o resultado da pesquisa, antes mesmo de ela ser realizada, é porque o resultado seria fabricado. Decerto a pesquisa teria sido contratada para chegar a um resultado desejado, o que se afigura fraude”, diz trecho da peça jurídica, que culminou na liminar proibindo a divulgação das pesquisas.

“Mauro judicializa eleição”

O ex-secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes Dias, acusou o candidato Mauro Mendes (PSB) de judicializar a campanha eleitoral e tumultuar o processo democrático. A declaração foi em resposta a ação de Mauro que buscou impedir a publicação da Vox Populi.

“Eles perderam o senso da realidade, querer impugnar pesquisa eleitoral porque emiti opinião pessoal. Não tenho acesso a pesquisa eleitoral nenhuma, mas posso pedir obviamente ou sugerir inclusão de questionamentos. Estão com medo de que?”, questiona.

“Se perguntarem quem comprou votos no primeiro turno e está comprando no segundo turno, bateu tremedeira?”, ironiza. “A grande verdade é que a população cuiabana está com uma ‘bola de arame na garganta’. Ninguém engoliu o que houve no primeiro turno”, afirmou.

Em entrevista à Rádio Mix. Eder havia dado a seguinte declaração: “Nós temos a pesquisa Vox Populi que virá a público em breve e ela mostra claramente o que houve no processo eleitoral no primeiro turno. Porque lá nós colocamos: em quem, além de pesquisar o voto no segundo turno, nós também estamos pesquisando em quem o cidadão votou no primeiro turno e a sociedade vai conhecer esses números e tenho certeza que vai se revoltar mais ainda. Também na pesquisa nós colocamos com muita clareza se o cidadão entendia que houve compra de voto no primeiro turno e a quem o cidadão atribui essa compra de votos no primeiro turno, também a sociedade vai ficar estarrecida com o número de pesquisados que dizem quem comprou votos no primeiro turno”.

Publicação

Apesar da decisão, o jornal Diário de Cuiabá publicou na edição deste domingo a pesquisa de número 00687/2012.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet