Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Cidades

adiantar etapas

Mauro Mendes quer recuperar avenidas do VLT e drenar viaduto da UFMT; consórcio arcaria com gasto

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Mauro Mendes quer recuperar avenidas do VLT e drenar viaduto da UFMT; consórcio arcaria com gasto
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), solicitou ao governador Pedro Taques (PSDB) que autorize o município a assumir a recuperação das vias atingidas pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mesmo que a obra ainda esteja inacabada. Mendes se propôs a recuperar o asfalto, calçada e paisagismo das avenidas do Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA) e Fernando Correa da Costa.


Leia mais:
Assembleia instala frente para defender VLT; governo espera estudo para decidir
 
Com isso, a ideia do prefeito é adiantar essa etapa do contrato e descontar o valor referente à recuperação das vias de pagamentos que ainda serão feitos ao consórcio VLT Cuiabá. O consórcio já recebeu R$ 1,066 bilhão dos R$ 1,47 bilhão contratados, e as obras estão paralisadas há cerca de um ano, em função de um impasse quanto ao valor que ainda deve ser pago.

“Apresentei ao governador um projeto para recuperar 100% das avenidas do CPA e Fernando Correa, etapa que está dentro do projeto do VLT. O consórcio iria construir a sequência de trilhos e fazer a recuperação asfáltica, calçada, paisagismo. Queremos antecipar essa recuperação asfáltica. Inclusive a prefeitura ofereceu uma contrapartida para fazer isso. O governo pode fazer aditivo contratual para menos, tirar do escopo do consórcio essa parte, e descontar esse valor do pagamento. Chama-se aditivo de supressão”, disse o prefeito.

Mauro Mendes quer assumir também as obras de drenagem do Viaduto da UFMT, na avenida Fernando Correa, após muitos embates e troca de farpas com o consórcio. Após o viaduto ser construído, os alagamentos na região pioraram, o que levou a prefeitura a culpar o consórcio pelo problema, enquanto o consórcio afirma que a responsabilidade sobre a drenagem já é da prefeitura.

“Eu propus recuperar o asfalto, galerias de águas pluviais, e resolver o problema daquele viaduto maldito, malfadado Viaduto da UFM. E resolver outros problemas ao longo da via. O viaduto foi mal concebido. Foi uma cagada daquela construtora”, disparou.

O prefeito garantiu que realizar essa recuperação não significa abandonar ou atrapalhar a obra do VLT, pois os espaços destinados aos trilhos continuariam abertos, para uma eventual retomada e conclusão da obra. Ele afirmou, ainda, que é “1000% a favor” da conclusão do VLT. Atualmente, o governador Pedro Taques aguarda a conclusão do estudo da consultoria KPMG para anunciar o futuro das obras da VLT. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet