Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

contra o câncer

Ministério da Saúde vai equipar os hospitais de Sinop e Rondonópolis

O Ministério da Saúde incluiu o Hospital Santo Antônio, de Sinop, no programa de aquisição de equipamentos de radioterapia para o tratamento do câncer. A ala de oncologia do estabelecimento hospitalar, que já havia sido credenciada pelo Ministério para o tratamento de câncer a pedido do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), receberá infraestrutura e equipamentos para atender a população. Conforme informações da assessoria do parlamentar, além de Sinop, o ministério destinará aparelhos de radioterapia para Rondonópolis.


A medida consta de portaria ministerial nº 931/2012, que lança oficialmente o “Plano de Expansão de Radioterapia” para municípios de todo o país. Até então, apenas Cuiabá possui o aparelho para a radioterapia, sendo somente um equipamento para atender a todo o Estado.

Na avaliação do deputado, levar o curso de medicina para Sinop e ampliar o tratamento de oncologia são algumas das prioridades de seu mandato.

“A faculdade de medicina e o centro de oncologia, com o credenciamento do hospital Santo Antônio ao SUS, já são uma realidade para a população. Agora podemos comemorar uma nova conquista", comemora.

De acordo com Leitão, a medida permitirá que pacientes do Nortão consigam atendimento na região sem a necessidade de se deslocar 500 quilômetros até Cuiabá.

"Já conseguimos algumas melhorias, mas o serviço de radioterapia virá consolidar a luta por um atendimento mais digno e humano para vitimas de câncer e suas famílias. Perdi o meu pai vitima dessa doença tão cruel, senti na pele o desespero de centenas de famílias que precisam deixar seus entes para procurar atendimento em Cuiabá ou em outros centros. Isso não pode continuar”, relata.

Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet