Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Morador do Pavão-Pavãozinho ganha título mundial de bodyboarding

Foto: aniel Marenco/ Agência O Globo

Morador do Pavão-Pavãozinho ganha título mundial de bodyboarding
RIO — Das rixas protagonizadas por atletas dentro d’água, pode-se dizer que a do havaiano Mike Stewart com o carioca Guilherme Tâmega foi uma das maiores. Passados vinte anos, os dois veem a rivalidade renascer em dois pupilos: Tanner McDaniel, do Havaí, e Socrates Santana (o Doutorzinho), do Rio. No último dia 9, Doutorzinho levou a melhor ao ganhar o título mundial Pro Junior, cuja última etapa foi em Porto Rico. Tanner, que começou a competição como favorito, ficou em segundo. O troféu dourado agora reluz numa das casas mais altas do Pavão-Pavãozinho, onde reina Doutorzinho.


De manhã, da sua laje, Doutorzinho, de 17 anos, comemorados no último domingo, observa qual o melhor pico para surfar entre Copacabana e Ipanema. Ele passa cerca de seis horas, diariamente, no mar. Geralmente, no Posto 5, seu point e também de Tâmega, quando ele fez suas primeiras manobras. Quando vai chegando o fim da tarde, ele volta para o Pavão. Não de teleférico (sua casa fica depois da última estação). Subir a pé centenas de degraus faz parte do seu treino: ele não tem professor. Para evoluir nas ondas, conta com a sua própria filosofia.

— Como não tenho acompanhamento, lido com o que eu conheço. O tempo que tenho para ficar na água eu uso para treinar — conta o esportista, cuja dieta (sem nutricionista...) é a do “cai dentro”. — Mas eu não exagero — diz, rindo.

Demonstrando uma maturidade e uma calma que não condizem com sua idade, Doutorzinho lembra exatamente o que veio à sua cabeça quando saiu da água em Porto Rico já campeão mundial (esta é a primeira edição do Pro Junior).

— Pensei: missão cumprida.

Doutorzinho explica que, como atleta, enfrenta duas batalhas difíceis: uma no mar e outra fora.

— Nenhuma das duas é fácil. Fora d’água, há sempre a correria e a tensão se vou conseguir viajar. Mas tento me manter tranquilo. Ficar nervoso só vai atrapalhar — analisa o adolescente, que fala sempre em motivação e em nunca desistir. — Tenho potencial e seria muito triste ficar de fora de uma etapa por uma coisa mínima, por dinheiro.

PUBLICIDADE

Ele mora com os dois irmãos mais velhos, Igor e Felipe, que “tocam” uma barraca na Praia de Copacabana, e a mãe, Ivonete, costureira. Seu pai, Lúcio, conhecido como Doutor Sócrates pela habilidade no futebol, e que batizou o filho mais novo com o apelido, morreu quando o menino tinha 10 anos. Foi ele quem deu a primeira prancha ao garoto, que aos sete começou a se aventurar em frente à barraca do pai.

Para que Doutorzinho fosse a Porto Rico, os amigos correram atrás. Flávio Brito, presidente da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro, um dos seus maiores incentivadores, lançou uma “vaquinha” virtual para arrecadar fundos. No Cantagalo, o barbeiro Key Tetra mobilizou colegas para um dia de corte, com dinheiro revertido para Doutorzinho e Matheus Bastos, outro fera do esporte, que não viajou porque não conseguiu o visto americano a tempo.

— Eles podiam perder o campeonato, mas eu não queria que fosse por falta de incentivo e grana — comenta Key.

PRÊMIO REVESTIDO EM ESPORTE

O mundial teve quatro etapas: em duas, Itacoatiara, em Niterói, e Sintra, em Portugal, Socrates terminou em terceiro; no Chile, ficou em primeiro, e na Praia de Middles, em Porto Rico, acabou em segundo, mas foi consagrado campeão da temporada. Os US$ 1 mil que ganhou no Chile entregou nas mãos de Flávio: o dinheiro garantiu as passagens para Portugal. O talento foi revelado em 2010, quando ingressou na escolinha de Tâmega (que não existe mais), em Copacabana.

— Socrates era um garoto micro, com 1,30 m. A prancha era maior que ele, que se mostrou diferente. Ele já fazia manobras, descia a onda que nem garotos mais velhos — lembra Flávio.

Diferente de Tanner, que tem todo suporte e já rodou meio mundo surfando, Doutorzinho encarou suas primeiras viagens internacionais no ano passado. Há uma semana, passou a contar com uma assessoria de marketing esportivo, cujo desafio é buscar patrocínios.

Felipe, um dos irmãos, revela que, devido ao mundial, ele deu uma escorregada nas notas. Doutorzinho cursa à noite o 1º ano do ensino médio no Colégio Estadual Eça de Queiroz:

— Do Havaí, o Guilherme Tâmega viu o boletim dele e mandou um vídeo avisando que as notas não estão legais. Eu e minha mãe estamos pegando no pé dele.

PUBLICIDADE

Flávio já prometeu que, se Doutorzinho passar de ano, vai dar um jeito de mandá-lo em janeiro para a casa de Tâmega, no Havaí. Surfar nas ondas de lá e nas da Austrália é um sonho do garoto, que se destaca no blackflip, a manobra “mortal” do bodyboarding. Na quarta-feira, ele embarca para o Chile, onde vai competir o ISA World Bodyboard Championship, as olimpíadas da modalidade. A esperança é trazer para o Pavão-Pavãozinho um segundo troféu.

Para Tâmega, a guerra do discípulo só está começando, já que mais difícil do que ser campeão é se manter no topo. Mas é bem verdade que o hexacampeão mundial está se deleitando em ver o menino, estrela da geração já batizada de “Favela Storm", deixando os havaianos para trás:

— Eu vivi isso com o Mike nos anos 90 e agora estou vendo essa história se repetir, e estou adorando. Era tudo o que eu queria.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet