Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

SANGUE NOVO

Sem cerimônia de posse, novos secretários de Silval começam trabalhar com nomeação retroativa a 1 de janeiro

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Sem cerimônia de posse, novos secretários de Silval começam trabalhar com nomeação retroativa a 1 de janeiro
Os novos secretários que substituem os demissionários para disputarem as eleições deste ano, foram nomeados com data retroativa a 1 de janeiro e já estão trabalhando. O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Figueiredo Sá (PSD), foi substituído por Luiz Carlos Alécio, por indicação do PSD. Carlos Alécio até então ocupava o cargo de adjunto na Sedraf.


Juiz manda bloquear conta do Estado para pagar cirurgia de paciente que pode ficar cego

“Embora não seja filiado ao PSD, Luiz Carlos Alécio foi indicado pelo partido”, explicou o secretário Pedro Nadaf, chefe da Casa Civil, em entevista ao Olhar Direto.

Na Secretaria de Administração, o adjunto Pedro Elias Domingos assumiu no lugar Francisco Faiad (PMDB). Como Pedro Elias já participava das decisões da SAD, está ciente do formato de gestão pedido pelo governador.

Já Éder Moraes Dias deixou o comando da Secretaria de Articulação Institucional e Representação de Mato Grosso em Brasília, passando o cargo para Eduardo Vizzoto. Antes de Eder assumir, quem comandava a pasta era o próprio Vizzoto.

Já Francisco Vuolo pediu exoneração para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. E, ao deixar o comando da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), a pasta foi extinta por Silval Barbosa. Nadaf explicou que as funções da Selit foram incorporadas pela Casa Civil, como era antes de sua existência.

Pedro Nadaf observou que as mudanças ocorreram por opção dos antigos secretários, “que têm novos projetos pessoais”, já que serão candidatos a deputado estadual, nas eleições de outubro deste ano. A saída em 31 de dezembro foi uma exigência de Silval, para que os novos titulares pudessem pegar o “ano cheio”.

A secretária de Cultura, Janete Riva, esposa do deputado José Riva (PSD), decidiu permanecer no cargo e abrir mão da disputa. Desta forma, a filha Janaina Riva deve ser candidata a deputada estadual.

Cidades
Somente o vice-governador Chio Daltro, secretário de Estado das Cidades (Secid), pode permanecer no cargo enquanto quiser. Pela Lei Eleitoral (9.504/97), o prazo para desincompatibilização se expira em 4 de abril, mas Silval ainda não decidiu se vai ser candidato ao Senado ou permanecer à frente do Poder Executivo.

Como o governador ainda pode sair candidato ao Senado, nas eleições de 2014, Daltro é considerado ‘peça chave’ no governo, podendo ocupar o comando de Mato Grosso com eventual saída do titular do Palácio Paiaguás.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet