Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

NO TELES PIRES

Obras da barragem da usina hidrelétrica Colíder chegam a 50%; veja fotos

Atualmente cerca de mil operários trabalham na construção, que acontecem de forma simultânea à reconstrução do canteiro – incendiado no mês de fevereiro por trabalhadores na semana do carnaval. M

Foto: Copel

Imagem do projeto de como ficará a Usina Hidrelétrica Colíder, no rio Teles Pires

Imagem do projeto de como ficará a Usina Hidrelétrica Colíder, no rio Teles Pires

As obras na estrutura permanente (circuito de geração e a barragem) da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Colíder, que está sendo erguida no rio Teles Pires, entre Colíder e Nova Canaã do Norte (699 km de Cuiabá), chegaram a 50%, segundo informações da Copel – empresa responsável pelo empreendimento.


A estrutura começou a ser feita há dois anos. A previsão é que fica pronta para começar a gerar energia em 2015, com potência projetada em 300 megawatts (MW). A barragem promoverá a inundação de parcela dos municípios de Colíder, Itaúba e Nova Canaã do Norte, em um total aproximado de 143,5 km². A obra está orçada em aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

Chineses construirão linha de transmissão para usina hidrelétrica em Mato Grosso

Atualmente cerca de mil operários trabalham na construção, que acontecem de forma simultânea à reconstrução do canteiro – incendiado no mês de fevereiro por trabalhadores na semana do carnaval. Mais da metade dos operários mora nos 33 municípios que compõem a área de abrangência regional da UHE..

Os quatro blocos de alojamento que estão sendo reconstruídos no canteiro da usina devem ficar prontos até o final de maio, de acordo com o consórcio construtor J. Malucelli/CR Almeida, responsável pelas obras civis do empreendimento.

Bimetal e Engeglobal vencem leilão de transmissão da Aneel no valor de R$ 34,5 milhões

O trabalho na barragem e na margem direita do rio Teles Pires segue interrompido por conta do período de chuvas e deve ser retomado neste mês de maio, quando começa a fase de estiagem no norte de Mato Grosso.

Umas das atividades em andamento é a montagem eletromecânica de alguns equipamentos. As comportas segmento, que irão regular a vazão de água que escoará pelo vertedouro, estão sendo preparadas. A previsão é que fiquem prontas até agosto deste ano.

Quando instaladas em um vertedouro, as comportas segmento têm a função de controlar o nível da água acumulada em um reservatório. Para o controle desse nível, o excesso precisa ser liberado com segurança, o que confere ao vertedouro a função de equipamento de segurança da represa. No caso específico da Usina Colíder, a estrutura do vertedouro e as comportas também serão usadas para o desvio do rio – ação que será fundamental para a construção da barragem no leito do Teles Pires.

As três turbinas hidráulicas que serão instaladas na Usina Colíder serão do tipo Kaplan, com eixo vertical. Esse tipo de turbina é indicado para baixas quedas de água, até 60 metros. A barragem de Colíder terá queda bruta de 22,9 metros, porém, com alta vazão de água. Essa tem sido uma tendência na construção de usinas no norte do Brasil.

Atualizada em 24 de maio

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet