Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

sem paz

Ong internacional aponta Cuiabá como a 16ª cidade mais violenta do mundo

Ong internacional aponta Cuiabá como a 16ª  cidade mais violenta do mundo
Novo levantamento produzido pela ong mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal aponta Cuiabá na 16ª  posição entre as 50 mais violentas do mundo com população superior a 300 mil habitantes.  A pesquisa tabula dados dos anos de 2013 e 2014 e foi publicada em janeiro de 2015.  Do Brasil, 19 cidades – a maior parte do Nordeste - são apontadas pela pesquisa.


 Leia Mais:
Janeiro fecha com 38 assassinatos e supera mesmo período de 2014

De acordo com os dados do novo levantamento, Cuiabá figura com total de 467 execuções, em população estimada em 827,104 mil habitantes, que resulta em uma taxa  de homicídios de 56.46, segundo dos dados da pesquisa.

Dez, das 18  cidades citadas  na pesquisa, pertencem à região Nordeste. São elas João Pessoa (4º lugar), Maceió (6º), Fortaleza (8º), São Luís (10º), Natal (11º), Salvador (17º), Teresina (20º), Recife (29º), Campina Grande (30º) e Aracaju (39º). Na região  Norte do país, a pesquisa  lista Macapá (46º) e Belém (18º). No Sul, as mais violentas são Curitiba (44º) e Porto Alegre (37º).

Na região Centro-oeste as maiores estatísticas de criminalidade estão em Goiânia (23º), Cuiabá (16º). No Sudeste aparecem Belo Horizonte (42º) e Vitória (15º).

A área da segurança publica é tida com uma das prioridades da nova gestão do Executivo Estadual de Mato Grosso. O governador Pedro Taques (PDT)afirmou que desde a primeira semana do novo  deu início a uma série de ações de combate a criminalidade em todo Estado.

Ao discursar ele considerou os indicadores da violência em Mato Grosso como ‘alarmantes’ ao visitar as instalações da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso afirmou que as estatísticas quanto a violência são alarmantes. “Pesquisa do Ministério da Justiça aponta que São Paulo possui 17 assassinatos para cada grupo de 100 mil pessoas e em Mato Grosso nós temos 36. Os indicadores são alarmantes”.

Ele ponderou que segurança pública não se faz exclusivamente com polícia, mas defendeu investimentos para área e, principalmente, no setor de logística, com a aquisição de veículos  adequados para o trabalho.  Em outra solenidade, dessa vez da troca do comandante geral da Polícia Militar, afirmou que 600 policiais militares serão chamados nos próximos dias. Na semana passada deu posse ainda a 600 investigadores aprovados em concurso da Polícia Civil. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet