Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

panorama

PSB de Mendes lidera cenário em Cuiabá; PSD de Riva está massificado

Foto: Assessoria/AL-MT

PSB de Mendes lidera cenário em Cuiabá; PSD de Riva está massificado
As pesquisas eleitorais confirmam que até o momento o Partido Socialista Brasileiro (PSB), representado pelo empresário Mauro Mendes, é o que lidera a corrida eleitoral na capital do Estado, e que o ex-secretário de Comunicação Carlos Brito (PSD) segue nos prumos da terceira colocação, contudo, a representatividade da coligação que cada um escolheu nestas eleições se inverte quando analisado o número de candidatos em cada município de Mato Grosso.


Se na capital a sigla PSB é considerada de peso, pela liderança de Mendes, por outro lado, no cenário estadual a agremiação possui apenas vinte e quatro candidatos a prefeituras, sem destaques para municípios com grande eleitorado. A cidade com menor número para atender a representatividade é Santa Cruz do Xingu, que possui pouco mais de 1.500 possíveis votantes para o pleiteante Marcos de Sá Fernandes da Silva.

Já considerada nova legenda, o Partido Social Democrático (PSD), liderado pelo deputado José Riva, se ainda capenga no cenário em Cuiabá com Brito, tem a oportunidade de massificar o partido nestas primeiras eleições enfrentadas pelos afiliados. No total, são 78 candidatos, com grandes centros de eleitores, tendo, além de Cuiabá, Várzea Grande – representada por Sebastião dos Reis Gonçalves – e Cáceres, com mais de 61 mil representados.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), liderado na região pelo governador Silval Barbosa, optou por não liderar a chapa para o Palácio Alencastro, e compôs com o vereador petista Lúdio Cabral em Cuiabá. Contudo, é o segundo partido com maior número de candidatos no Estado, 61. Várzea Grande – com Wallace Guimarães – e Sinop – com Juarez Costa –, além de Cáceres e Barra do Garças.

O Partido dos Trabalhadores (PT) ganhou peso nestas eleições consideradas importantes para a recuperação política da legenda, com a representatividade de Lúdio Cabral, porém, ainda está atrás nas nomeações da concorrência para outras cidades, somando um total de 28. Porém, conta com o peso de Rondonópolis – com José Ferreira Lemos Neto –, e Cáceres – com Edson Penha Mendes sendo apresentado aos pouco mais de 61 mil eleitores.

Menores representações

Entre as siglas nanicas, as que possuem menor número de indicações para prefeituras, cinco possuem apenas um candidato em todo Estado. Em Barra do Garças, o PTC conta com Fernando César Rodrigues Lira, o PT do B visa o poder em Rosário Oeste, PSL em Pedra Preta, PC do B em Itiquira e PT no município de Diamantino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet