Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

CAOS DE SEMPRE

Passageiros tomam "banho forçado" no aeroporto de Cuiabá, enquanto ônibus da Infraero ficam encostados

Foto: Do Internauta

Passageiros tomam
Pelo menos 350 passageiros tomaram ‘banho forçado’ na tarde desta quinta-feira (16), ao descerem de vôos de outros estados e do interior, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Eles deveriam ter sido transportados da porta da aeronave até o hangar de desembarque pelos ônibus da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


Leia também:
Obras contra apagões cancelam 16 vôos programados para Aeroporto de Cuiabá
 
Algumas pessoas ficaram completamente ensopadas e houve casos de quem estivesse se recuperando de gripe e resfriados, com risco de piora, além de deficientes físicos. A reportagem do Olhar Direto apurou que existem quatro ônibus, sendo três novos em folha, em condições de transportar passageiros, mas encontram-se parados por falta de motoristas qualificados – o Ministério Público Federal (MPF) não autorizou a Infraero a contratar motoristas temporários, CNH ‘E’,  recomendando a realização de concurso público. Desde de fevereiro de 2013 é que a Infraero tenta realizar, em vão, concursos para contratar motoristas de ônibus para nove aeroportos.
 
Outra alternativa seria o funcionamento dos fingers – túneis que ligam o hangar até o interior das aeronaves. O serviço também funcionou somente durante a Copa do Mundo e, depois, passou a ser usado alternadamente, até, enfim, ficar abandonado.
 
O serviço de transporte de ônibus funcionou normalmente durante a Copa do Pantanal Fifa 2014, entre 12 de junho e 13 de julho do ano passado. Na época, o Aeroporto de Cuiabá – embora esteja localizado em Várzea Grande – chegou a receber vôos internacionais, operado pela Companhia Amaszonas, a partir do Aeroporto de Viru Viru, de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
 
O superintendente da Infraero em Mato Grosso, João Marcos Coelho Soares, não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do Olhar Direto.
 
O Aeroporto Marechal Rondon está em obras há mais de 10 anos.  Antes da Copa, a Infraero defendia que as obras no Terminal Marechal Rondon  ficaria  pronto para a Copa do Mundo, em condições de atender a demanda de turistas. Não ficou pronto.
 
A obra de reforma e ampliação está sendo executada pelo Consórcio Marechal Rondon, composto pelas empresas Farol, Engeglobal e Multi Casa. A obra, que teve inicio em fevereiro de 2005 e, depois, retomada em abril de 2012, foi inicialmente orçada em R$100 milhões, com previsão de ser inaugurada em maio de 2014. A projeção não se confirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet