Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Pecuaristas se utilizam das vantagens da suplementação na época das águas

O Brasil tem hoje 200 milhões de cabeças de boi - o maior rebanho bovino comercial do planeta. Números como esses revelam os avanços da pesquisa agropecuária no setor, uma evolução tecnológica e genética ao longo dos anos, em que grande parte passa pela nutrição, responsável por viabilizar o aproveitamento da evolução genética dos rebanhos.


A média brasileira de abate de bovinos ainda é de quatro anos, porém, muitos pecuaristas já descobriram a importância da nutrição animal e tem reduzido esse período para dois ou até um ano. Para entender melhor a necessidade da suplementação dos animais deve-se levar em conta o clima do Brasil. Por se localizar em região tropical, o país não permite que os animais obtenham forragens com a quantidade de nutrientes necessários, que permitam a expressão do potencial genético atual dos bovinos, sendo os teores de proteínas, energia e minerais em geral, menores que os valores exigidos pelos animais em boa parte do ano.

O clima tropical conta com duas estações definidas, águas (verão) e seca (inverno). Três fatores incidem para se ter um bom pasto: umidade, temperatura e luminosidade. Sendo assim, na época das águas a pastagem é rica em nutrientes, tendo em vista a grande quantidade de água e luminosidade. Já na seca (inverno), a carência do capim é qualitativa e quantitativa.

Embora a quantidade de proteína média seja de 8% no período das águas, o suficiente para o ganho de peso do bovino, ocorre carência energética e, a suplementação tem sido usada para potencializar o resultado, fazendo com que o animal ganhe até 1 kg por dia, contra 600g dos animais que não usam suplementação. O suplemento protéico energético garante terminar as carcaças dos animais mais rapidamente, adaptar os animais ao confinamento em um tempo mais curto, reduzindo o tempo de permanência no confinamento, além de melhorar o escore corporal de matizes pré-monta.

A importância de uma nutrição correta em todas as fases de produção é sentida pelos pecuaristas. A Nutrideal, empresa especializada em nutrição animal há mais de 10 anos em Mato Grosso, desenvolve produtos que permitem maior eficiência, economia e produtividade para bovinos em sistemas de cria, recria e engorda.

A Fazenda Santa Rita, localizada na região de Diamantino (200 km a Médio-Norte de Cuiabá), utiliza um programa nutricional sugerido pelo Departamento Técnico da Nutrideal e tem garantido bons resultados com o NutriEnerbov Turbo na época das águas. “Os resultados são significativos, com vantagens econômicas para o pecuarista. A suplementação permitiu melhor expressão do potencial de desenvolvimento e da precocidade sexual. O número de fêmeas que ficam sexualmente maduras mais cedo aumentou significativamente", relatou o responsável técnico da Fazenda Santa Rita, Munir Bittar Nasrala. Segundo ele, além de aumentar a taxa de prenhez, diminuiu significativamente a idade de abate dos animais.

Para garantir a qualidade e segurança dos produtos oferecidos, a Nutrideal desenvolve seus produtos com base em pesquisas realizadas pelo Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Botucatu (SP), que tem como coordenador o Ph.D em Nutrição Animal, professor Antonio Carlos Silveira.

Privilégio de Mato Grosso
O professor Antonio Carlos Silveira explica que, ao longo dos anos, o uso da suplementação tem se mostrado uma ferramenta de trabalho que permite corrigir os valores nutricionais das pastagens, permitindo a expressão do potencial genético dos animais, fato esse percebido pelos produtores. Ele destaca ainda as vantagens do pecuarista mato-grossense em relação aos outros estados. “Os suplementos são compostos de subprodutos da agroindústria (algodão e soja) e grãos de cereais (milho, sorgo e milheto). Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país, isso facilita muito no custo da nutrição. Onde tem grão, o boi vai atrás”, finaliza Silveira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet