Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EM DEBANDADA

Por desavença interna, vereadores de Cuiabá deixam Pedro Taques para apoiar Riva ao governo de Mato Grosso

Foto: José Luiz Medeiros / Assessoria 'Coragem e Atitude Para Mudar'

Pedro Taques em reunião com os vereadores de Cuiabá, no plenário do Palácio Moreira Cabral

Pedro Taques em reunião com os vereadores de Cuiabá, no plenário do Palácio Moreira Cabral

A pouca habilidade na composição da coordenação provocou a debandada de pelo menos 14 vereadores da Câmara de Cuiabá da coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, encabeçada pelo senador José Pedro Taques (PDT), para apoiar o deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), candidato a governador pela coligação ‘Viva Mato Grosso’.


Defesa diz que Eder foi chantageado e pede eliminação de prova sobre falso pedido de prisão

E a debandada ocorreu sob comando do próprio presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), que estava articulando o apoio do grupo para Taques. “Num momento em que precisa da gente, vem com tamanha arrogância. Imagina depois de eleito? Não vai ouvir mais ninguém!”, reclamou Pinheiro, para interlocutores privilegiados.

Júlio Pinheiro bateu de frente com Jose Pedro para definir a coordenação de campanha da aliança, no âmbito da Câmara de Cuiabá, onde a coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’ esperava receber apoio de pelo menos 18 parlamentares. Mas o clima que já se encontrava difícil por causa de dificuldade em fechamento financeiro, teria se agravado pela postura de Taques em tentar impor o vereador Domingos Sávio Parreira (SDD), secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Fontes fidedignas que testemunharam a discussão, no gabinete da Presidência do Palácio Pascoal Moreira Cabral, asseguram que Pinheiro se sentiu ‘patrolado’ e desejava o vereador Dilemário Alencar (PTB), como coordenador do projeto de Pedro Taques, na Capital. Pedro Taques chegou ao encontro com atraso, ao lado de Domingos Sávio, para anunciá-lo como ‘coordenador’.

O prefeito Mauro Mendes (PSD) possui apoio de 21 dos 25 vereadores. Taques esperava apoio de quase todos os leais a Mendes. Todavia, ao tentar impor Sávio Parreira, bateu de frente com Júlio Pinheiro, que comanda o Poder Legislativo com mão de ferro. Pinheiro ficou irritado, ao ver contrariada a sua decisão de indicar Dilemário.

O clima esquentou e houve a bate boca, na sala, até que culminou com o rompimento do grupo de Júlio Pinheiro com Pedro Taques. O candidato do PDT passou de ‘queridinho’ a persona non grata para alguns vereadores.

Taques perdeu vários vereadores para Riva. Alguns parlamentares do PDT, como Adevair Cabral e Renivaldo Nascimento, ainda tentavam reduzir as perdas, mas, independente do resultado, o estrago está feito, na Câmara Municipal.



Interessante é que, até o ano passado, Júlio Pinheiro era adversário figadal de Riva, tendo comandado a cassação do ex-vereador João Emanuel Moreira Lima, seu genro e ex-presidente da Casa. Riva tratou reaproximar de Júlio, como já havia feito com o advogado José Antônio Rosa, atual coordenador jurídico da coligação ‘Viva Mato Grosso’, e que em 2013 também atuou contra Moreira Lima.

A coordenação dos parlamentares municipais pró Riva é comandada pela vereadora Ismaili Donassan, presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat). Ismaili sempre teve dificuldades de agregar os colegas na Grande Cuiabá, mas, agora, abriu-se um leque imenso para a sua atuação. Riva possui também o respaldo de quase 80 prefeitos.

Pedro Taques não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do Olhar Direto. Sua assessoria informou que o candidato estava cumprindo a agenda de campanha em Rondonópolis, na tarde desta sexta-feira (25/07).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet