Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

'TESOURA'

Prefeito de Sinop vai eliminar mais de 500 cargos na administração

Conforme os balancetes enviados pela Prefeitura ao TCE, no último quadrimestre a gestão de Juarez Costa aplicou 54.20% da arrecadação com pagamento de pessoal, índice superior ao limite legal, que é de 54%.

Foto: Ilustração

Juarez Costa estaria 'preparando tesoura' para cortar cerca de 500 cargos comissionados

Juarez Costa estaria 'preparando tesoura' para cortar cerca de 500 cargos comissionados

O prefeito Juarez Costa (PMDB) pretende “cortar” mais de 500 cargos efetivos e comissionados na Prefeitura de Sinop, segundo uma fonte ouvida por Olhar Direto nesta segunda-feira. E a “tesoura” já estaria em andamento, com a exoneração de pelo menos 50 nomeados em cargos em diversas secretarias até o dia 31 de dezembro.


Conforme a fonte no Paço Municipal, a intenção do prefeito é diminuir despesas para ajustar a folha salarial para o ano de 2014. Além disso, estaria sendo implantada uma nova política para cargos de confiança, que seriam ocupados apenas por trabalhadores de sua área de atuação.

Um exemplo da nova metodologia está na Secretaria de Educação, onde alguns coordenadores e supervisores - que são cargos comissionados – não são da área e acabam tendo baixo rendimento no exercício do cargo.

De acordo com o secretário adjunto de Comunicação, José Pedro Serafini, o desligamento atingirá 60 cargos comissionados e 529 funções efetivas. “Muitas das quais serão extintas devido as concessões públicas da empresa de água e esgoto, aeroporto e coleta e destinação final de lixo. Além disso, extinção da Secretaria de Planejamento que será absorvida pela Secretaria de Finanças”, esclareceu Serafini, ao Olhar Direto.

Dorner aguarda comunicado da Câmara para assumir vaga de Henry
Sociólogo cita Sinop para especular quem herdará votos de José Serra

Uma terceira fonte ouvida pela reportagem aduz que não se pode esperar que, caso a tesoura de Juarez seja mesmo colocada em prática, haja mais de 500 pessoas afastadas da administração pública. “Isso é um jogo de cena”, atesta a fonte.

De acordo com a pessoa ouvida, poucos comissionados serão efetivamente afastados, já que a maioria dos cargos existentes no organograma não estaria sendo ocupada. “Há muitos cargos sem nomeação de nenhum funcionário, ou seja, existem no papel, mas não tem ninguém nomeado. Isso [corte dos cargos] é só para fazer mídia,” critica a fonte do Olhar.

De acordo com dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), as despesas de pessoal e encargos trabalhistas da Prefeitura de Sinop têm girado na casa de R$ 10.2 milhões mensais em 2013. Conforme os balancetes enviados ao TCE, no último quadrimestre a gestão de Juarez Costa aplicou 54.20% da arrecadação com pagamento de pessoal, índice superior ao limite legal, que é de 54%.

Atualizada dia 17, às 8h03
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet