Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Fim do impasse

Professores aceitam proposta de Silval e suspende a greve mais longa da educação

Foto: Priscilla Silva /Olhar Direto

Professores aceitam proposta de Silval e suspende a greve mais longa da educação
Depois de mais de dois meses, a greve mais longa da história do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público do Estado terminou na tarde desta quinta-feira (17). Os professores devem retornar às salas de aula sexta-feira(18). A paralisação foi marcada pela irredutibilidade das duas partes – governo e grevistas – foi suspensa na tarde desta quinta-feira (17), após deliberação em assembleia geral.


Leia mais: Professores em greve invadem sede da Secopa em protesto contra governo do Estado
MPE intervém para acabar com a greve; governo e professores estão convocados

O fim do impasse começou a ser discutido no dia 15 de outubro, dia do professor, quando o governo do Estado através da Secretaria de Administração apresentou a antecipação da data base dos professores de maio para março de 2014. A proposta não atendia ao pedido dos trabalhadores da educação que requeria a primeira parcela do aumento para ainda este ano. 

Com a nova propositura, o governo do Estado se comprometeu em antecipar para 1º de março de 2014 o primeiro reajuste salarial que deverá dobrar o poder de compra dos educadores. Igualmente o pagamento da hora-atividade em 40% ficou para o próximo ano, sendo o restante parcelado em duas vezes para os anos seguintes, até chegar à integralidade em 2016.

O movimento grevista


A paralisação dos educadores da rede estadual de ensino de Mato Grosso teve início no dia 12 de agosto. A primeira proposta concreta feita pelo governo ocorreu após 38 dias de paralisação. Uma sugestão anterior foi desconsiderada pela categoria pelo fato dela só fazer menção à convocação de concursados desconsiderando assim os outros itens da pauta de reivindicação.

Durante o movimento de greve houveram muitas passeatas, consulta aos representantes por meio dos conselhos, assembleias gerais e a demonstração de união da categoria.

Nesta greve de duração mais longa da história recente do Sintep/MT, a adesão marcou a força do movimento, chegando a 90% dos profissionais paralisados. Desde 1996 esta é a paralisação mais longa. A greve de 2001 foi a de maior tempo, chegando aos 43 dias.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet