Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

HORA EXTRA

Protesto em Usina é contido pela PM após negociação

Foto: Reprodução

Protesto em Usina é contido pela PM após negociação
Um grupo de aproximadamente 40 funcionários da Usina Hidrelétrica foi contido no início da tarde desta terça-feira (12) pela Polícia Militar. Eles protestavam desde a noite de segunda-feira (11) por terem que trabalhar no feriado de Carnaval sem receberem hora extra. A usina está localizada às margens do Rio Teles Pires, próximo a Nova Canaã do Norte, a 696 quilômetros de Cuiabá.


Inicialmente, os números indicados pela PM seriam de mais de mil funcionários, mas conforme informações do sargento PM Ney Ramão, publicadas no site G1, o número de manifestantes era reduzido e ninguém foi preso, pois não foram identificados. O caso deve ser encaminhado à Polícia Civil de Nova Canaã do Norte. "Eles estavam usando capuz quando incendiaram o local, o que dificulta a identificação", explicou o sargento.

Funcionários de hidrelétrica colocam fogo na empresa para não trabalhar no carnaval

Os funcionários chegaram a atear fogo em um ônibus, em caminhões e na estrutura administrativa da usina. Conforme informações repassadas pela PM, eles teriam até mesmo arrombado um caixa eletrônico existente no local. Não houve registro de feridos.

A situação só foi controlada depois que a empresa responsável pela hidrelétrica agendou uma reunião com os trabalhadores, mesmo assim policiais militares permanecem no local para garantir a ordem.

Apesar de o incêndio ter sido controlado pelo Corpo de Bombeiros, houve grandes danos materiais na estrutura existente no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica.

No ano passado, eles teria feito uma manifestação reivindicando melhores condições salariais, que na ocasião foi atendida e todos retomaram ao trabalho. Porém, apesar de os funcionários terem anunciado que repetiriam manifestação neste ano, o diálogo foi trocado por uma onda de ataque à empresa.

Carnaval não é feriado nacional

De acordo com as Leis nº 9.093/1995 e 9.335/1996, somente são feriados nacionais, civis e religiosos aqueles declarados pela legislação, o que não inclui o carnaval como um deles. Sendo assim, ao contrário do que se vê , a terça-feira de carnaval não é feriado nacional e sim um dia normal de trabalho. A exceção só ocorre quando os Estados e municípios incluam a dada em suas Leis Orgânica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet