Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ALERTA

Queimadas aumentam em 40% no Estado e municípios de MT estão entre os dez com maior número de focos

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Queimadas aumentam em 40% no Estado e municípios de MT estão entre os dez com maior número de focos
Mesmo no período proibitivo, entre 15 de julho e 15 de setembro, três municípios de Mato Grosso estão na lista dos dez com maior número de focos de incêndio no país durante o ano. A cidade de Nova Mantingá ocupa a segunda posição com 205 focos ficando atrás apenas do município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No ranking das queimadas também estão as cidades de Nova Ubiratã, com 123, e Gaúcha do Norte, com 102 focos.


Juiz condena organização criminosa por estupro coletivo; grupo praticava crimes patrimoniais e sexuais

Desde o início do ano, as queimadas em Mato Grosso vêm superando as marcas mensais do ano anterior. Na comparação, em junho de 2013 o estado registrou 1.630 focos enquanto este ano o número saltou para 2.255, crescimento de quase 40%. Os números são referentes ao total de focos detectados pelo satélite de referência todos os meses.

“A falta de umidade e com a vegetação seca é normal o aumento do número de queimadas”, explica o coronel do Corpo de Bombeiros Aluísio Metelo, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais.

No combate às chamas, o Corpo de Bombeiros em Mato Grosso recebeu um aporte de quase R$ 16 milhões em material e equipamentos. Dentre as aquisições da corporação estão duas aeronaves de combates a incêndios que são acionadas quando há incêndios florestais.

Um desses aviões foi posto em ação pela primeira no início desta semana durante o combate às chamas em uma área de mata ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, instalado em Várzea Grande. Foram quatro horas de combate às chamas.

Dois caminhões da brigada de incêndios e também pipa foram usados, enquanto a aeronave precisou ser abastecida duas vezes para o controle do fogo. O tanque do avião tem capacidade para armazenar cerca de três mil litros de água e foi abastecido no aeroporto.

Relatos de alguns homens que atuaram no controle do fogo na região do aeroporto apontam que o incêndio foi criminoso, pois o local onde deu início às chamas está guardado por muro e cerca de arame farpado. O caso ainda deverá ser investigado. Além dos bombeiros, a Defesa Civil também auxiliou nos trabalhos.

Bombeiros

Responsável pelo Batalhão de Defesas Ambientais no estado, o coronel Aluísio Metelo ressaltou que apesar do aumento do número de ocorrências de queimadas a corporação está equipada para atuar. Uma novidade está na formação do Batalhão de Emergência Ambiental.

O grupo está sendo formado por homens do Corpo de Bombeiros que vem recebendo treinamento em todo o estado. Eles serão capazes em atuas nas quatro divisões do grupo sendo elas, atendimento com produtos perigosos, incluindo os nucleares; busca e salvamento, incêndios florestais e aviação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet