Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cultura

no sucuri

Ritual sagrado abre XII Jogos dos Povos Indígenas em Mato Grosso

Ritual sagrado abre XII Jogos dos Povos Indígenas em Mato Grosso
Os XII Jogos dos Povos Indígenas iniciaram-se na noite de ontem com a realização de um ritual sagrado realizado por um pagé Paresi. Em seguida, um jovem atleta de corrida de tora da etnia kraô, entrou com a tocha de fogo sagrado antecedendo o desfile de todas as delegações. Após a execução do hino nacional, aconteceu a corrida de tora.


A abertura oficial do XII Jogos dos Povos Indígenas aconteceu com solenidade logo depois do pôr do sol. Prestigiaram o ato o governador Silval Barbosa e o líder indigena Marcos Terena, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e o vice-governador Chico Daltro.

A abertura aconteceu no Jardim Botânico, no distrito de Sucuri, numa área de sete hectares, onde foram instaladas, entre outros equipamentos, uma arena de areia de 100 x 80 metros, arquibancadas com capacidade para seis mil pessoas. Paralelamente, acontece a I Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena. Os jogos são uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, em parceria com o Governo de Mato e Governo Federal e apoio da prefeitura Municipal de Cuiabá.

Silval destacou que a relização do evento em Mato Grosso demonstra o respeito da gestão pública com os indígenas. "Nós temos uma forte ligação com todas as etnias em nosso estado e estamos orgulhosos e honrados em realizar este XII Jogos dos Povos Indígenas em Mato Grosso". O governador enalteceu a grandiosidade de números dos Jogos: são mais de 1.600 indígenas, representantes de 16 países, entre delegações participantes, embaixadores, lideranças de 48 etnias, sendo sete estrangeiras.

O vice-governador Chico Daltro reforçou que Mato Grosso tem uma convivência positiva com todos os povos indígenas e, embora a tutela seja do governo federal, foram desenvolvidas ações no aprimoramento da relação entre índios e não-índios. A ministra Luiza Bairros, em sua fala, manifestou desde já o apoio do Governo Federal à primeira edição dos povos indígenas, proposta do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e que tem Marcos Terena de articulador. Ela frisou a importância de "festejar a resistência dos povos indígenas" e a energia que emana de um momento, como o da abertura, que luta por um Brasil mais igual e mais justo.

Marcos Tereza disse que a realização dos jogos é uma oportunidade de mostrar que os povos indígenas não são inimigos do homem branco. "Queremos olhar para o futuro, mas cada povo escrevendo sua cultura e respeitando as diferenças". Ele destacou ainda a realização da I Feira de Agricultura, com exposição dos produtos confecionados por etnias, como colares, pulseiras e outros adereços e também produtos agricolas como mel e própolis.

Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, os secretários Francisco Faiad (Administração), Janete Riva (Cultura), Maurício Magalhães (Secopa), Pedro Nadaf (Casa Civil), Alan Zanatta (Sicme), Alexandre Bustamante (Segurança) e Carlos Rayel (Comunicação).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet