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Domingo, 26 de maio de 2024

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Obras da Copa

Secopa confirma a Carlos Brito entrega do VLT para março de 2014

Foto: Pedro Alves / Assessoria

Carlos Brito reuniu-se com secretário Maurício Guimarães para atualizar informações sobre obras da Copa

Carlos Brito reuniu-se com secretário Maurício Guimarães para atualizar informações sobre obras da Copa

A direção da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) do governo de Mato Grosso (Secopa) confirmou a conclusão do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) em março de 2014.


As informações foram repassadas pelo secretário da secretaria, Maurício Guimarães, em visita nesta quinta-feira do candidato a prefeito de Cuiabá pelo PSD, Carlos Brito.

Quanto à polêmica tarifa para o modal, o valor, de acordo com o secretário, deve ficar próximo ao atual da tarifa de ônibus. O valor definitivo sairá de um estudo contratado pela Secopa, a ser entregue em dezembro.

A tese do valor da passagem do novo modal a construir, segundo o secretário e o candidato, se dá em função de que todo o projeto do VLT é subsidiado pelo governo, motivo da passagem ser próxima à atual tarifa do transporte coletivo urbano de ônibus.

Os preços também são influenciados pela adequação dos sistemas convencional de transporte, o alternativo (microônibus) e o futuro meio VLT. O modal demandará outra ponte sobre o rio Cuiabá entre a capital e Várzea Grande, junto à atual ponte Júlio Müller, no bairro Porto, e a avenida Prainha na região ficará com mão dupla em frente ao Shopping Popular.

As obras de trincheira para outros projetos de mobilidade urbana, e por onde passará o modal, começaram na quarta-feira, na rotatória em frente à pista do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (Zero Quilômetro). O valor total da obra a ter tocada pelo consórcio vencedor do VLT é de R$ 1,477 bilhão.

A secretaria recebeu Brito para apresentar informações sobre andamento de obras viárias para a Copa de 2014 e projetos de segurança pública para atender o evento. A direção da secretaria vai receber todos os candidatos que procurarem as informações. Brito foi diretor da agência que deu origem à secretaria.

Obras

Durante a visita de Carlos Brito, o secretário Maurício Guimarães apresentou as principais obras de mobilidade urbana. Ele informou ao candidato Carlos Brito que o prazo da Arena Pantanal, em construção, teve prazo redimensionado para entrega em julho de 2013.

Brito também confirmou projeto para duplicação da avenida Dr Meirelles, na região Coxipó, para aumentar o fluxo de veículos e ligar a avenida Fernando Corrêa e a avenida das Torres. E obra da ponte sobre o rio Cuiabá, que liga o bairro Parque Atalaia, na capital, e o Parque do Lago, em Várzea Grande.

Ainda na região do Coxipó, ele recebeu a informação do secretário Maurício Guimarães, que esta semana ainda deve sair a licitação da obra da Avenida Parque do Barbado, em dois lotes. Um trecho para ligar a avenida Fernando Corrêa e a avenida das Torres e outro entre a Fernando Corrêa e a avenida Archimedes Pereira Lima, com rota atrás do Shopping Três Américas.

Assim como a implantação do Complexo de Segurança Pública, no bairro Santa Izabel, que segundo o secretário Guimarães, está atrasado. O complexo envolverá ainda praça e terminal de transporte coletivo dos torcedores que forem para a Arena Pantanal e o 10º Batalhão da PM.

O secretário estimou que a gestão do próximo prefeito terá que tratar da implementação do Fan Park, a ser construído no local onde está atualmente o Parque de Exposições, no bairro Porto. “O Fan Park será um desafio para o próximo prefeito. Não conseguimos avançar para transformar aquela área no Fan Park”, diz.

Brito também atualizou informação sobre a construção de dois estacionamentos para os torcedores que forem ao estádio. Um ao lado da Arena Pantanal, onde funcionava o Terminal Atacadista do Verdão. O outro será atrás do Círculo Militar, com 4 mil vagas.

Porto

O secretário diz que entre os projetos de adequação urbana de Cuiabá para a Copa está a revitalização do bairro Porto e obras de saneamento para levar os detritos do Córrego da Prainha para a Estação de Tratamento do bairro D. Aquino. Ele diz que incluirá ao seu plano de governo a proposta de revitalização.

O plano da nova concessionária de água e esgoto de Cuiabá (CAB Ambiental), de acordo com seu diretor, Italo Joffily, é construir emissários para que a estação receber a água a ser devolvida ao rio Cuiabá. O projeto tem previsão de investimento de R$ 45 milhões. Atualmente, cerca de 72% do esgoto é lançado sem tratamento no rio.

Maurício apresentou ainda ao candidato do PSD o estágio atual dos Centros de Treinamento (CTs). No caso do centro a ser construído na UFMT, há atraso, informa o secretário da Secopa, motivo de uma reunião com a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder na próxima segunda-feira (6). A UFMT foi contratada para o construir o centro.

O CT do Pari, em Várzea Grande, será reaberta nova licitação. Outro CT será na região do CPA, atrás do Hospital do Câncer.
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