Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Secretaria de Saúde de Diamantino pede colaboração da população contra a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantino pede a colaboração de toda população quanto aos casos de dengue e alerta que qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito aedes aegypti, como por exemplo, caixas d’água mal tampadas, latas, pratos de vasos de plantas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc.


De acordo com matéria divulgada recentemente pelo site de notícias G1, o perigo maior é em casa. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos.

A SMS ratifica que o mosquito transmissor da dengue adaptou-se às áreas urbanas e vive, preferencialmente, dentro das casas ou perto delas. A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, dando origem às larvas que, após uma semana, transformam-se em mosquitos adultos.

De 10 a 14 dias depois de picar alguém infectado, o mosquito pode adquirir o vírus da dengue, que carregará durante o resto da vida. O aedes aegypti procria rapidamente e vive, em média, 45 dias.

Saiba como evitar a proliferação do mosquito:

Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet