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Sexta-feira, 17 de maio de 2024

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Secretaria de Transporte investiu 34,6 milhões em pontes de concreto

A Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), investiu em 2012 cerca de R$ 34,6 milhões em construção e duplicação de pontes de concreto nas regiões Sul, Noroeste e Nordeste do Estado. Entre as sete pontes em obras, duas estão concluídas, três com 90 % e as outras duas com 80 % dos serviços finalizados. A previsão é que até feveireiro de 2013 elas sejam todas entregues.


Entre as obras concluídas está a duplicação da ponte Mário Andreazza, na MT-444, no perímetro urbano de Cuiabá e Várzea Grande (Sul do Estado) com 228 metros de extensão por 11 metros de largura executada pela Atrativa Engenharia no sistema pré-moldagem. Com o investimento de R$ 11 milhões a duplicação da ponte está dentro do plano de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

No município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul da Capital), a construção da ponte sobre o rio Mutum, na MT-456, a encargo da Via Áppia está com 90 % dos serviços finalizados. Com o investimento de cerca de R$ 4,6 milhões a nova da ponte de concreto substituirá a ponte de madeira existente desde 1977, com 169 metros de extensão, e que passa por restaurações sucessivamente.

Em Nobres (146 km a Sul de Cuiabá), na MT-241, a Setpu edifica duas pontes a cargo da Sotef ambas com 30 metros de extensão por 8,80 metros de largura. A primeira sobre o rio Quebó que já está concluída e a segunda sobre o rio Quebozinho está com 90% dos serviços finalizados previstos para ser entregue ainda em dezembro. Cada ponte custará cerca de R$ 1,3 milhões cada.

Na região Noroeste, a Ster Engenharia executa sobre o rio do Sangue no município de Juara (709 km de Cuiabá), a construção da ponte de concreto no mesmo sistema de pré-moldagem realizada na duplicação da ponte Mário Andreazza na capital, sobre o rio Cuiabá. A ponte que custou o equivalente a R$ 10 milhões possui 250 metros de extensão por 8,80 metros de largura e está com 80% dos serviços concluídos.

Ainda na MT-220, trecho que liga Juara ao entroncamento da MT-170, com destino a Juína, a Ster Engenharia também realiza obra de construção de uma ponte sobre o córrego Corgão que atingiu no início de dezembro 80% de sua totalidade. A ponte possui 35 metros de extensão por 8,80 metros de largura e o investimento foi de cerca de R$ 1,3 milhões.

Além do município de Santo Antônio do Leverger a Via Áppia também executa em Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá), na MT-437, a construção de uma ponte sobre o rio Fontoura com 125 metros de extensão por 8,8 metros de largura no valor de R$ 5 milhões. A obra está com 90% dos serviços concluídos.

Mato Grosso está inserido em duas das maiores bacias hidrográficas do Brasil, a bacia do Paraguai e a Amazônica, para garantir a acessibilidade entre tantas margens o Estado possui mais de 2.000 pontes onde, nos últimos nove anos, foram construídas 67 pontes de concreto que promovem melhor trafegabilidade aos usuários.
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