Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Enem 2015

Segundo dia de Enem é marcado por tranquilidade em escola de Cuiabá; violência contra a mulher é tema da redação

Foto: André Garcia Santana

Segundo dia de Enem é marcado por tranquilidade em escola de Cuiabá; violência contra a mulher  é tema da redação
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), realizado neste domingo, 25, foi marcado por poucos atrasos e tranquilidade no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Em Cuiabá. Como no dia anterior, os portões foram pontualmente abertos às 11h e fechados às 12h. Apenas quatro candidatos não conseguiram chegar a tempo na instituição, um a menos que ontem. De acordo com a coordenação de provas, além dos poucos atrasos, não foi registrada nenhuma ocorrência e nenhum um aluno foi eliminado do exame na escola.


Leia mais:
Primeiro dia do ENEM tem atrasados, pessoas passando mal e esperança dos estudantes; Veja fotos!

Hoje o exame cobra perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e uma redação. O tema desta edicação é "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". A proposta foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) minutos após o fechamento dos portões do segundo e último dia de provas.
 
A movimentação em frente aos portões do IFMT começou por volta de 9h, mas a maior aglomeração de candidatos se deu depois das 10h, quando a maioria chegava ao local. É o caso de Arnaldo Nunes dos Santos, 21, que às 10h30 já aguardava para entrar.  Morador do bairro Pedra 90, ele faz a prova pela primeira vez e pretende ingressar no curso de Agronomia.
 
Ele conta que chegou mais cedo hoje porque ficou com medo, já que no sábado entrou quando faltavam apenas cinco minutos para o fechamento. “O trânsito ontem estava muito pior, principalmente na Avenida Fernando Correa. Eram 11h50 e eu ainda estava no Morro da Luz. Quando percebi que não daria tempo, cruzei o centro correndo com um amigo. Chegamos em cima da hora”.
 
Aparecida Correa, 48, que quer se candidatar a uma vaga em Psicologia, também não quis arriscar. “Moro no Paiaguás, não é muito longe daqui, mas não quero correr o risco de perder a prova. Nunca se sabe se um imprevisto pode acontecer ainda mais pra quem, como eu, vem de ônibus.”
 
Para o coordenador de provas Everton Almeida, a localização central do Instituto contribui para tornar a chegada mais fácil, já que o fluxo de ônibus é maior. Ele conta que, além das medidas de segurança adotadas pelo Inep, como detector de metais nos banheiros, e do trabalho de uma equipe de segurança da própria escola, a Polícia Militar (PM) também foi acionado para garantir a tranquilidade do evento. “Embora não tenha acontecido nada fora do normal, contamos com várias iniciativas para que tudo ocorra corretamente.”
 
O estudante Allan Maxwell foi um dos que não conseguiu chegar a tempo. Tranquilo, ele disse que perdeu a hora e, mesmo já tendo comparecido na primeira parte, só não está nervoso porque faria prova como treineiro. “Ano que vem vou fazer pra valer, que me candidatar ao curso de Direito.”
                   
Em todo o Brasil, o índice de abstenção no primeiro dia de prova do exame foi de 25,31%, O número é menor do que o registrado na edição do ano passado. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet