Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política BR

PEC REPROVADA

Seis deputados de MT votaram favoráveis e dois contrários à redução da maioridade penal

Foto: Agência Câmara

Faltaram cinco votos favoráveis para a PEC passar  em 1ª votação na Câmara dos Deputados

Faltaram cinco votos favoráveis para a PEC passar em 1ª votação na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados rejeitou, em votação que terminou nesta quarta-feira (1°) de madrugada, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretendia reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos de idade, para os crimes considerados "graves". O projeto recebeu 303 votos favoráveis, 184 contrários e três abstenções. Mesmo com aprovação da maioria, o texto foi rejeitado, pois, para mudar a constituição, são necessários 308 votos – faltaram cinco.

 
A bancada mato-grossense foi 75% favorável à redução da maioridade penal. Dos oito deputados, seis votaram “sim” para baixar para 16 anos: Nilson Leitão (PSDB), Victório Gali (PSC), Ezequiel Fonseca (PP), Valtenir Pereira (PROS), Adilton Sacheti (PSB) e Fábio Garcia (PSB). Apenas os deputados Carlos Bezerra (PMDB) e Ságuas Moraes (PT) votaram contrários.

Leia também:
Maioria dos deputados de Mato Grosso votou a favor da ‘Lei da Terceirização’
 
Leitão disse, logo após a votação, que o Brasil e as vítimas de violência de menores que cometeram estupros, assassinatos e latrocínio, foi derrotado por apenas cinco votos. “Lamentavelmente não conseguimos vencer [o governo], e isso era apenas para crimes hediondos”, comentou, em vídeo publicado em seu perfil em uma rede social.
 
Já o petista Ságuas Moraes argumentou, durante discurso na tribuna daquela Casa de Leis, que a questão precisa ser tratada com reflexão profunda. “Quando aceitamos que os menores vão para a cadeia, é porque já desistimos deles, e isso significa uma falência da sociedade”, disse, adicionando que menos de 1% dos homicídios praticados no Brasil são cometidos por menores de idade.
 
Como o texto rejeitado era um substitutivo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que o plenário deverá fazer nova votação para deliberar sobre a proposta original, que diminui a maioridade penal para todos os crimes. “Iremos deliberar no colégio de líderes a deliberação”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet