Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Copa 2014

marechal rondon

Silval Barbosa autoriza construção de terminal e reclama de judicialização

Foto: Josi Petengil - Secom/MT

Silval Barbosa autoriza construção de terminal e reclama de judicialização
O novo terminal de embarque do Aeroporto Marechal Rondon, previsto para ficar pronto em dezembro de 2013, teve a ordem de serviço assinada na manhã desta quinta-feira (13) pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e o presidente da Infraero Antônio Gustavo Matos do Vale. Durante solenidade o chefe do Executivo reclamou da judicialização dos processos licitatórios que acaba atrapalhando andamento das obras.


Licitação do Aeroporto está suspensa e obra pode atrasar

“Em Mato Grosso é complicado. Todas as vezes que terminamos um certame licitatório, começa um judicial. O do VLT teve questionamento, esse certame do terminal de embarque teve, mas o juiz não concedeu o mandado de segurança. Nós elaboramos e restringimos mesmo os editais no sentido de termos somente empresas realmente aptas a concluírem as obras sem problemas e dentro dos prazos”, disse.

A obra faz parte das seis matrizes responsabilidade do governo estadual com do FIFA para a realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Com valor de R$ 77, 289, 283, 9 milhões, esta será a terceira etapa da construção que em sua primeira fase operacionalizou a construção do módulo administrativo e do terminal de desembarque, e na a segunda realizou as demolições necessárias para as ampliações.

Silva destacou a parceria entre o Governo de Mato Grosso e a Infraero, que possibilitou com que as obras pudessem sair do papel e ganhar essa agilidade, permitindo o resgate desse compromisso assinado pelo Governo Federal com a Fifa. Silval informou que está bastante confiante, pois o Consórcio Marechal Rondon (EngeGlobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia) vencedor da licitação conta com a participação da EngeGlobal , a mesma empresa que construiu o MOP e o prédio administrativo.

“Eu estou muito tranquilo quanto ao cronograma da obra o Aeroporto. O importante é ressaltar a parceria e a confiança que a Infraero tem no Governo ao delegar essa obra, além da facilidade de comunicação que temos com a Infraero”, disse Silval.

O presidente da Infraero, Gustavo Vale, destacou que a parceria com o Governo de Mato Grosso serve como exemplo para outros estados. Segundo ele, a Infraero está executando mais de 150 obras a em 15 aeroportos brasileiros e tinha dificuldades administrativas para realizar mais esta obra. Com a parceria o Governo pode contratar o projeto básico e realizar a licitação pelo modelo RDC e assim tem os recursos liberado pela Infraero. Gustavo Vale destaca ainda que com a participação do Estado é traz mais segurança para a obra terminar dentro do prazo estabelecido.

As próximas intervenções no aeroporto incluem a construção de quatro pontes de embarques e desembarques que, segundo superintendente de Empreendimentos, Magno Carvalho, três delas já estão em Cuiabá; novas esteiras, serviços de TV Link Digital, que vai possibilitar a transmissão digital por parte das televisões, sistema de monitoramento de veículos operacionais e sistema de vigilância 24 horas, com mais de 800 câmeras, além da reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica, captação de águas pluviais para reuso e gerenciamento de resíduos sólidos, dentro da filosofia de se fazer em Cuiabá a Copa Verde.

Em 2008, passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon mais de 860 mil passageiros, enquanto em 2011 foram mais de 2,6 milhões. Após a conclusão da terceira etapa o Aeroporto terá uma capacidade para receber 5,7 milhões de passageiros/ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet