Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MOBILIDADE URBANA

Silval Barbosa manda fazer auditoria para identificar problemas em obras da Copa e apontar culpados

Foto: Josi Pettengill / Secom-MT

Silval Barbosa manda fazer auditoria para identificar problemas em obras da Copa e apontar culpados
Menos de 24 horas após o desabamento de parte do teto do Aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, e condenação do Viaduto da Sefaz, na Avenida Rubens de Mendonça (CPA), o governador Silval Barbosa (PMDB) determinou a contratação de uma empresa especializada em Auditoria Técnica em Engenharia para a verificação de todas as obras em execução na Capital e em Várzea Grande.


Após forro desabar, Secopa aciona empresa para corrigir falhas em obras do Aeroporto
Funcionário do aeroporto relata momento de desespero durante ventania; fotos

Barbosa deixou explícito seu descontentamento com o uso político desmedido dos problemas registrados, reprovando as manifestações dos candidatos ao governo de Mato Grosso, ex-vereador Lúdio Cabral (PT), da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, e senador José Pedro Taques (PDT), da coligação Coragem e Atitude para Mudar’. Curiosamente, em tese, Ludio Cabral é candidato da base governista.

Em nota da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o governador afiançou que “somente serão aceitas nesta Auditoria empresas que não tenham participado das licitações e nem estejam executando obras nos dois municípios. Também não será permitida a presença de empresas já envolvidas em vistorias e fiscalizações de empreiteiras, integrantes dos Consórcios responsáveis pelos projetos”.

“Além da Auditoria Especializada, o governador determinou que a Auditoria Geral do Estado acompanhe os trabalhos e também apresente relatórios”, assegura a Secom, em nota.

Silval Barbosa cobrou as garantias existentes nos contratos e licitações, além da qualidade nas obras para resguardar o direito da população, do próprio Estado de Mato Grosso enquanto contratante.

“O Governo acionará judicialmente as empreiteiras para que assumam os custos relativos à inspeção independente. Segundo o governador, os contratos firmados e a legislação vigente resguardam os direitos do Estado”, pontuou a nota à imprensa, publicada pela Secom.

Silval Barbosa assegura que não receberá obras que tenham sido executadas fora dos padrões estabelecidos nos projetos e contratos. “Não daremos ‘aceite’ em obras se o parecer apontar falta de qualidade conforme a proposta original”, afiançou o governador, em nota emitida pela Secom, solicitada pelo Olhar Direto.

Especificamente sobre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, Silval Barbosa cobrou do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, providências em relação às obras.

“O Estado recebeu a delegação do Governo Federal para a realização da licitação das obras, mas o gerenciamento, a fiscalização e os pagamentos são de responsabilidade da Infraero”, enfatizou Barbosa. Além da Infraero, o governador chamou à responsabilidade as empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal, integrantes do Consórcio Marechal Rondon que responde pelas obras de reforma e ampliação do terminal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet