Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CONTRA O SECTARISMO

Silval defende trabalho de Ságuas na Seduc e afirma que só negocia com professores se greve acabar

Silval defende trabalho de Ságuas na Seduc e afirma que só negocia com professores se greve acabar
Sem condições de atender às reivindicações dos professores, o governador Silval Barbosa (PMDB) fez uma defesa ampla do trabalho do secretário Ságuas Moraes (PT) na Secretaria de Estado de Educação e anuncio que só vai negociar com o Sindicato dos Trabalhadores (Sintep) quando a categoria voltar ao trabalho. “Quando a greve acabar, vou recebê-los sem problemas, para continuar o diálogo. Já fizemos isso recentemente e não terei problemas em fazê-lo novamente”, observa ele, em improvisada entrevista coletiva, no final da tarde desta segunda-feira (19/08), no Palácio Paiaguás.


Leia também
Greve na rede de ensino inicia e governador avisa que não tem como de atender reivindicações
Sintep diz que governo não demonstra interesse em negociar

Silval afirmou que foi o governador que mais valorizou a classe e lembrou que concedeu 25,88% de ganho real para os professores durante o seu mandato, iniciado em março de 2010, além de repor 100% da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “É louvável que queiram aumentar em 100% [dos salários]. Se fosse possível, iria pagar muito mais até do que estão pedindo, mas o Estado possui um patamar e eu não posso suplantar; tenho um limite de capacidade [financeira]”, pontua ele.

Ao invés de formular uma contraproposta, o governador optou por destacar o trabalho de Ságuas Moraes, na pasta. “Chamamos 8.600 servidores aprovados em concurso. É a maior contratação em massa da história da educação mato-grosense”, afirma ele.

“Estamos climatizando todas as escolas localizadas na zona urbana. Executamos 120 escolas e, até o próximo ano, chegaremos ao total de 430 escolas. Somente onde não houver padronização trifásica na energia elétrica é que ficará sem condicionadores de ar”, argumenta Barbosa.

Silval lembra que 100% das escolas estaduais de Mato Grosso estão com intenet instalada e Laboratório de Informática em funcionamento. “E tem mais: o transporte está equacionado, porque, dos 2.300 ônibus, já adquirimos 1.503 para distribuir aos municípios”, afiança o chefe do Poder Executivo.

Pauta de reivindicações

O Sintep divulgou a pauta de reivindicações dos trabalhadores da educação em que exige a aplicação dos 35% dos recursos do Estado em educação, como determina a Constituiçãode Mato Grosso.

Além disso, exige também a “realização de concurso público, cumprimento da hora-atividade, investimento nas unidades escolares e compromisso de valorização profissional do trabalhador por meio da dobra do poder de compra em um prazo estabelecido de no máximo sete anos”. (Colaborou Priscila Silva)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet