Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Empaer No limite

Sucateamento denunciado e sindicato pede reestruturação

Foto: Reprodução

Sucateamento   denunciado e  sindicato  pede reestruturação
Membros do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp) estão apelando aos deputados estaduais para que a  Empresa Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária  Extensão Rural (Empaer-MT), ligada à (Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) ,seja reestruturada e o quadro de funcionários aumente significativamente.


O presidente do Sinterp, Gilmar Brunetto, conta que a situação na Empaer está no limite e argumenta que há anos a  Emaper está passando por um processo de sucateamento no Estado. “Para se ter uma ideia, na década de 1990, nós tínhamos um quadro de 1.040 funcionários e hoje nós temos 370 efetivos e cerca de 140 comissionados”, relata.

O sindicato reclama mais recursos, um Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) e a contratação por meio de concurso público de pelo menos 600 novos profissionais. “Isso seria para atender 50% da nossa demanda. A relação é de um agente para cada 100 agricultores e nós temos 150 mil agricultores familiares em Mato Grosso”, calcula.

Em reunião na tarde de terça-feira (24),  com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), os sindicalistas apresentaram a pauta de propostas levantadas pelos trabalhadores, que também inclui equiparação salarial e tratamento igualitário com os agentes de todo setor agrícola, agrário e agropecuário (Empaer, Indea e Intermat).

O deputado prometeu marcar na agenda do Legislativo um dia para os trabalhadores exporem suas reivindicações aos parlamentares.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet