Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

mensalão

Supremo condena Zé Dirceu, Delúbio e Marcos Valério por corrupção ativa

Os ministros relator e revisor do Mensalão condenaram o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pelo crime de corrupção ativa em seis subitens da Ação Penal 470 que está sendo julgada no Supremo Tribunal Federal (STF).


Leia a cobertura em tempo real do Olhar Jurídico direto do STF.

Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, que sempre protagonizam discussões acaloradas, desta vez concordaram no mérito da ação por entender que o ex-ministro comandou um esquema de compra de votos e benefíciou Marcos Valério.

José Dirceu cooptou apoio político na Câmara e beneficiou Marcos Valério
Cientista aposta em condenação do núcleo de Dirceu, Delúbio e Genuíno

Barbosa e Lewandowski condenaram por corrupção ativa o ex-tesoureiro Delúbio Soares e os integrantes do núcleo publicitário, entre eles o empresário Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach e Simone Vasconcelos.

O relator absolveu a ex-funcionária Geiza Dias, da agência SMP&B, e também o ex-ministro dos transportes Anderson Adauto. O revisor acompanhou os votos do relator e absolveu ainda o advogado Rogério Tolentino por falta de provas.

No entanto, enquanto Barbosa condenava todo o núcleo político, que inclui ainda o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o expresidente nacional do PT e ex-eputado José Genoíno pelos mesmos crimes, Lewandowski absolveu Genoíno.

"Como alguém vai se defender se não há nos autos acusações sobre o quando, onde e como", argumentou o ministro revisor ao dar um exemplo de premissas básicas para a formação da notícia.

Mais informações em instante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet