Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Técnico municipal capacita equipe da Mata Grande para identificar Hanseníase

O enfermeiro técnico do Programa de Combate à Hanseníase no Município, Lourenço Ribeiro da Cruz Neto, realizou uma formação com profissionais atuantes na Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa, a Mata Grande, na manhã desta segunda-feira (11). O trabalho faz parte do programa de descentralização e capacitação em diagnóstico e tratamento da doença, considerada endêmica em Rondonópolis.


Depois da capacitação, Lourenço informou que está marcado para quinta-feira (13) um mutirão de exames para casos suspeitos, já identificados em reeducandos da unidade. “A hanseníase é um problema considerável dentro da Mata Grande, assim como é a tuberculose. Esta capacitação, possibilita a nós continuarmos este acompanhamento da possível proliferação, até porque eles não estão totalmente isolados, já que recebem visitas”, analisou, informando que os exames iniciam às 8 da manhã e seguem o dia todo.

Na formação desta segunda (11), participaram enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e a médica responsável pela unidade. Lourenço explicou que o principal tema abordado foi a detecção precoce de manchas com características de isenção de sensibilidade. “Não só o diagnóstico, mas o próprio tratamento já pode ser feito dentro da penitenciária. Se, por acaso, encontrarmos um caso muito avançado, pode ser que encaminhemos o paciente para uma central referência. Mas em linhas gerais, a hanseníase não pode deixar de ser rotineiramente acompanhada”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet