Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Facebook

Três são detidos grafitando trincheira do Santa Rosa e alegam "incentivo" do Governo do Estado

Foto: Reprodução/Facebook

Três são detidos grafitando trincheira do Santa Rosa  e alegam
Os policiais militares do 10º Batalhão deteram três pessoas que estavam fazendo grafite na trincheira do Santa Rosa, situada na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Os acusados alegaram que a prática teria sido "incentivada pelo Governo do Estado", por meio da sua página no Facebook. O Executivo prometeu abrir diálogo entre os grafiteiros e os órgãos de segurança para regularizar os a arte urbana em Mato Grosso.


Leia mais:
Vítimas de choque entre ônibus e Gol são identificadas e pista liberada após 7 horas

A jornalista Simone Ishizuka, uma das envolvidas no caso, relatou nas redes sociais que a ideia surgiu após, ela e amigos verem uma postagem no Facebook do Governo do Estado que "incentivava" o grafite. Ela ainda acrescentou que o período noturno foi escolhido porque o fluxo de veículos é menor, o que traria menos riscos.
 
Porém, algumas pessoas que viram os três grafitando, resolveram acionar uma viatura da Polícia Militar. Eles foram presos por “pichação de patrimônio público”. O trio foi liberado algumas horas após a detenção, mas terão de comparecer em juízo. A punição varia de doação de cestas básicas à prestação de serviços comunitários.
 
O post ao qual a jornalista se refere foi publicado na última quinta-feira (22), pelo Governo do Estado. Nele, era exaltado o trabalho dos artistas Andre Gorayeb, Scarlet Louyse e Jean Siqueira que grafitaram a trincheira Jurumirim, também na avenida Miguel Sutil. “Aos poucos, com o cuidado que faltava, o cinza vai ganhando novos traços e cores neste estado”, diz trecho da publicação.



 
O Governo do Estado afirmou, através de nota, que “reconhece e respeita todas as formas de manifestações artísticas, bem como reitera a importância dos órgãos policiais para a promoção da segurança pública”. Também foi dito que “o Governo irá abrir diálogo entre os grafiteiros e os órgãos de segurança”. A intenção é regulamentar a atuação dos artistas de rua.
 
Confira a íntegra da nota:
 
"O governo de Mato Grosso reconhece e respeita todas as formas de manifestações artísticas, bem como reitera a importância dos órgãos policiais para a promoção da segurança pública.
 
Hoje existe uma ampla discussão, não só no Brasil, a respeito dos limites das ações que envolvem a arte urbana. Por isso, o Governo irá abrir diálogo entre os grafiteiros e os órgãos de segurança, chamando também a Assembleia Legislativa, prefeitura e Câmara de Cuiabá para participarem deste debate. A intenção será buscar regulamentação da atuação dos artistas de rua.
 
Com relação ao ocorrido na madrugada deste domingo (25.01), quando grafiteiros foram detidos em Cuiabá, a Secretaria de Segurança Pública informa que a Polícia Militar foi acionada via Ciosp para atender denúncia de pichação de patrimônio público e que caso será analisado."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet