Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

flagrante

Três são presos por furtarem água com intervenções irregulares em grilo

Foto: Reprodução

Três são presos por furtarem água com intervenções irregulares em grilo
Uma equipe de fiscalização da concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto da Capital, a Cab Cuiabá flagrou três pessoas realizando intervenções na rede pública em uma ocupação irregular denominada Cantinho do Senhor. Com a ajuda de policiais militares o grupo foi até o local após recebimento de denúncias formalizadas por moradores do bairro Jardim Florianópolis, região norte de Cuiabá. Conforme eles, os moradores do grilo estariam furtando e prejudicando o sistema de abastecimento de água naquela região.


Leia mais
FPA repudia prisão de líderes da Suiá Missú e fala em atitude política do governo contra produtores





Os três foram conduzidos para prestar depoimento na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf). O coordenador de Corte e Hidrometria da empresa, José Gorgonho informou que esta é a quarta vez que a concessionária precisou retirar ligações clandestinas implantadas, pelos moradores do grilo Cantinho do Senhor.

“Ao chegar ao local encontramos pessoas com pás, enxadas, picaretas e outras ferramentas nas mãos. Elas estavam dentro de um buraco de aproximadamente dois metros de largura por um e meio de profundidade, e nesse buraco estava exposta a tubulação da rede pública de água com inúmeras gambiarras. Como esta não é a primeira vez nós fomos acompanhados da polícia”, relatou.

As ligações clandestinas danificam o sistema público de distribuição de água gerando desperdícios, vazamentos, aumento dos custos de manutenção das redes, o que se reflete na tarifa de água, desabastecimento de áreas e contaminação da água. Essas fraudes fazem com que os investimentos destinados às melhorias do sistema de fornecimento de água sejam revertidos repetidas vezes em ações corretivas. Ou seja, mesmo em bairros já padronizados, em que foram instaladas novas redes, novos ramais e cavaletes, quando os moradores fazem os gatos, a concessionária precisa voltar para realizar ações de reparação.

Já o coordenador de distribuição de água, Mayckon Cassão detalha que para regularizar o abastecimento de água de uma área é necessário ter um calculo de como a rede de tubos deve ser construída de forma que o abastecimento de água ocorra. Porém, neste cálculo as ligações clandestinas não estão computadas e essa omissão acaba por interferir na quantia de água prevista para aquela região podendo até levar ao desabastecimento da região regularizada.

“A pressão serve para transportar a água na tubulação. Antes de construir a tubulação de uma região é preciso calcular quanto de pressão e também de vazão precisa para encher toda a extensão dos tubos e assim levar água para todos os imóveis. Quando as pessoas furam a rede para furtar elas modificam o cálculo. Com a tubulação furada parte da vazão é perdida, a pressão cai e a água não chega até onde deveria. Isso interrompe o abastecimento daqueles que estão com as contas em dia”, explica Cassão. (Com assessoria da Cab Cuiabá).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet