Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

UFSCar é autorizada a emitir diplomas e documentos de alunos da Fadisc

Uma portaria divulgada no Diário Oficial da União autoriza a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a expedir diplomas e outros documentos acadêmicos de ex-alunos das Faculdades Integradas de São Carlos (Fadisc), instituição descredenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011.


No texto, publicado na sexta-feira (30), a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior alega que a ausência dos documentos implica em graves prejuízos aos antigos estudantes, que, por não terem condições de comprovar a conclusão do curso ou mesmo a aprovação em alguns semestres, não conseguem o diploma ou a transferência para outras instituições de ensino.

Segundo a secretaria, os diplomas e atestados serão emitidos pela UFSCar com base nos documentos apresentados pelos ex-alunos e encontrados nas dependências da Fadisc. A portaria estipula que, em 60 dias, a universidade também deve elaborar um relatório detalhando esse acervo e suas condições de preservação.

Histórico
No fim de 2010, o salário dos docentes começou a atrasar e eles se recusaram a entregar as notas aos alunos. Em seguida, a faculdade foi obrigada pelo MEC a liberar a transferência de estudantes que desejassem trocar de instituição, já que passava por dificuldades financeiras.

Em agosto de 2011, o MEC descredenciou a Fadisc após o descumprimento do prazo estipulado para a apresentação de informações e documentos que comprovassem as condições de funcionamento da instituição.

Em junho de 2013, promotores que faziam uma vistoria nas instalações da faculdade, em estado de abandono, encontraram documentos de alunos espalhados. No meio do lixo estavam atestados e históricos escolares. A Justiça obrigou a Fadisc a recolher e organizar as informações, além de listar os estudantes que não haviam recebido o diploma, mas a tarefa não foi cumprida e acabou repassada ao MEC e, posteriormente, à UFSCar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet