Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

Unemat realiza evento na área das engenharias em Barra do Bugres

As engenharias do século XXI” é o tema do “5º Seminário Regional de Engenharia de Produção e de Alimentos e da 9ª Semana Unificada das Engenharias”, promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus de Barra do Brugres que começou nesta segunda-feira (08). 


O evento que segue até o próximo sábado (13) irá abordar assuntos de interesse das Engenharias e área afins e contará com a participação de palestrantes conceituados nacionalmente, de acadêmicos das instituições envolvidas e da comunidade regional e local. 

As palestras terão foco diferenciado abordando desde tecnologia de produtos lácteos, mercado de trabalho e rotina profissional do engenheiro, formas de produção, como hidroponia, produtos orgânicos, utilização de agrotóxicos, processos produtivos, crises hidroelétricas até oratória e importância do inglês para os engenheiros do século XXI. 

Além das palestras também serão ofertados minicursos e visitas técnicas tanto por palestrantes convidados como por indústrias. Especialmente na quarta-feira (10), haverá uma “tarde dinâmica” que consiste na realização de uma exposição aberta à comunidade para participação de acadêmicos e profissionais não inscritos no evento e para a qual também foram convidados todos os alunos das escolas municipais de ensino médio para divulgar os cursos oferecidos pelo campus, bem como o trabalho de conclusão de curso dos alunos, os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos na instituição. Essa atividade será desenvolvida no pátio do Campus da Unemat em Barra do Bugres. 

Nesta tarde também serão expostos os projetos da modalidade “Desafio”, uma iniciativa que visa incentivar os futuros engenheiros a desenvolverem soluções na forma de projetos/produtos atuais para temáticas modernas, onde o melhor projeto será premiado com passagens aéreas para poder apresentar sua proposta em evento de porte nacional. E ainda a realização do “1º Torneio da Ponte de Macarrão”, que consiste em uma competição com os discentes dos cursos da Unemat sobre construção de pontes de macarrão, demonstrando a habilidade dos alunos em criar estruturas complexas, com estruturas rígidas e consistentes, a partir de material simples, com premiação para os primeiros, segundo e terceiro lugares. 

Os dois eventos que acontecem simultaneamente tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet