Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

Universidades reforçam serviço de denúncias contra trotes violentos

Estudantes que se sentirem incomodados com brincadeiras constrangedoras ou violentas podem relatar a prática por meio do disque-trote. Em São Carlos (SP) e região, tanto a USP quanto a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) reforçam o serviço de denúncias e incentivam a recepção de forma solidária em que os alunos arrecadam alimentos e entregam para entidades filantrópicas.


Na USP, cada unidade conta com um trote específico. A recepção dos calouros começa nesta segunda-feira (17). Nos dois dias de matrículas, na semana passada, os alunos aprovados no curso de engenharia, por exemplo, foram recebidos com tinta e lama pelos veteranos. O tesoureiro do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (Caaso), Bruno Guillen, lembrou que as atividades organizadas dentro do campus são sadias sem a intenção de humilhar.

Em casos de abusos, porém, os estudantes podem denunciar diretamente na Prefeitura do Campus ou pelos telefones: 0800 0121 090 / (16) 3373-9100 / 3373-6666. O email é: institucional.prefeitura@sc.usp.br. No site da universidade há uma lista com os nomes e contatos de professores responsáveis por cada unidade do campus.

Segundo o professor e presidente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Eduardo Morgado Belo, o aluno que for responsabilizado pelo trote violento pode ser expulso da instituição. “É aberto um processo administrativo e, dependendo da agressão, pode haver um processo criminal também”, disse.

Unesp e UFSCar

Na Unesp o trote é proibido. As unidades organizam atividades e incentivam ações recreativas e comunitárias para envolver os estudantes, como doação de sangue e de alimentos. As denúncias devem ser feitas na vice-diretoria ou pelo disque-trote. Os telefones estão disponíveis no site da instituição.

Quem precisar relatar qualquer situação violenta ou humilhante de trotes, entretanto, pode entrar em contato com a ouvidoria da UFSCar pela internet, pelo e-mail ouvidoria@ufscar.br ou ainda pelo telefone (16) 3306-6571.
Na UFSCar as aulas começam no dia 12 de março. A Semana da Calourada ainda não foi definida, contudo, a universidade promove um trote solidário com arrecadação de alimentos e gincanas.

O aluno que precisar relatar qualquer situação violenta ou humilhante de trotes, pode entrar em contato com a ouvidoria da UFSCar pela internet, pelo e-mail ouvidoria@ufscar.br ou ainda pelo telefone (16) 3306-6571.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet