Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

situação de emergência

Valtenir monta Força-Tarefa com prefeitos para liberar recursos da Defesa Civil a atingidos por chuvas

Foto: Vinícius Tavares - OD

Prefeitos ouviram orientações sobre como acessar os recursos para emergência

Prefeitos ouviram orientações sobre como acessar os recursos para emergência

Prefeitos de diversos municípios de Mato Grosso atingidos pelas cheias dos últimos meses estão em Brasília nesta semana para buscar recursos do governo federal para recuperar pontes, rodovias e demais estruturas públicas destruídas pela água. No total, cerca de 40 municípios pleiteiam recursos da Secretaria Nacional da Defesa Civil.


De acordo com o deputado federal Valtenir Pereira (PROS), que recebeu nesta quinta-feira (20.3), em Brasília, uma comitiva da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) com cerca de 20 prefeitos, não há definição do montante de valores que será liberado.

Leia mais
Valtenir credencia municípios atingidos por tragédias entre 2011 e 2013 a receber recursos da Defesa Civil
Governo é irresponsável com atingidos por chuvas, dispara Jayme sobre estado de emergência

“Não existe limite para a liberação dos recursos. O limite é a necessidade. O estrago é que vai definir quanto cada cidade vai precisar. Tem municípios que pediram 6 milhões (de reais). Outros, mais de 15 milhões”, afirmou o deputado.

Além de levar os prefeitos ao encontro com o ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira, o deputado colocou seu gabinete à disposição dos prefeitos. O parlamentar montou uma força-tarefa para reunir toda a documentação necessária a fim de apresentar à Defesa Civil provas como fotos e laudos dos danos causados.

“Rompeu bueiro, caiu ponte, deu atoleiro, a chuva carregou, faz a foto, junta prova e vamos montar um plano de trabalho. Se encaixou a demanda e estiver na legislação (o governo) tem de atender”, orientou o parlamentar aos prefeitos reunidos em um dois plenários da Câmara Federal.

Decretaram situação de emergência as prefeituras de Nova Guarita, Nova Bandeirante, Ipiranga do Norte, Carlinda, Aripuanã, Nova Monte Verde, Cotriguaçú, Alto Paraguai, Brasnorte, Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Alta Floresta, Colniza, Cláudia, Poxoréo, Santa Terezinha, General Carneiro, São José dos Quatro Marcos, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, Peixoto de Azevedo, Mirassol, Pontal do Araguaia, Sorriso, Apiacás, Arenápolis, Barra do Bugres, Comodoro, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Nova Maringá, Nova Olímpia, Novo Mundo, São José do Rio Claro, Tapurah, Vera e Castanheira.

Dos pedidos feitos ao órgão federal de defesa civil, dez municípios foram reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional. Os demais estão em processo de análise.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet