Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Copa 2014

PREJUÍZO AO COMÉRCIO

Vereadores acusam Silval de prejudicar comércio de Cuiabá com demora de obras; Secopa diz que prefeitura autoriza interdições

Foto: Walter Machado / Câmara de Cuiabá

Vereadores de Cuiabá aproveitaram a sessão para criticar o atraso das obras da Secopa e denunciar prejuízos ao comércio

Vereadores de Cuiabá aproveitaram a sessão para criticar o atraso das obras da Secopa e denunciar prejuízos ao comércio

A suposta demora para entrega das obras da Copa do Pantanal Fifa 2014, executadas pelo governo de Mato Grosso, o fechamento de vias públicas sem discussão com a sociedade e a ausência de um cronograma de liberação das vias interditadas estaria prejudicando sobejamente o comércio de Cuiabá e, em alguns casos, até mesmo levando empresas à situação pré-falimentar. Estes são apenas alguns dos itens apontados pelos vereadores durante sessão ordinária, na tribuna da Câmara de Cuiabá, nesta quinta-feira (15), como falhas grotescas da Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal (Secopa).


"Silval parece desconhecer realidade dos preços", alfineta deputado ao denunciar superfaturamento
Silval Barbosa aproveita evento para desabafar sobre críticas à Saúde: “aumentei 396 leitos públicos”

Durante a sessão, os vereadores Mário Nadaf (PV), Renivaldo Nascimento (PDT), Wilson Kero Kero Nonato (PRP), Oséias Machado (PSC) e Leonardo de Oliveira (PTB), líder do Executivo na Câmara, se revezaram na tribuna com críticas de diferentes quilates sobre o ritmo, a qualidade e possíveis falhas nas interdições de ruas e avenidas.

Somente o vereador Dilemário Alencar (PTB), presidente da Comissão Especial de Apoio e Acompanhamento das Obras da Copa do Pantanal 2014, defendeu a Secopa. Ele disse que está pré-agenda para a primeira quinzena de setembro, no plenário do Palácio Pascoal Moreira Cabral, uma grande audiência pública com o secretário Maurício Guimarães, titular da Secopa; com participação do movimento comunitário, Conselho Regional de Engenharia (Crea), CAB, Federação do Comércio (Fecomércio), CDL, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades.

“A Secopa está levando pânico para os comerciantes da Avenida XV de Novembro, no Porto. Anunciou que a avenida será fechada. Mas não está claro quando ocorrerá a interdição nem o tempo que irá durar. Muitas empresas são familiares e correm sério risco de ‘quebrar’, se demorar muito para o trânsito voltar ao normal”, argumenta Nadaf, que é morador do bairro do Porto, um dos mais tradicionais da Cidade Verde.

Numa manifestação surpreendente, o vereador Leonardo de Oliveira lamentou que a Secopa esteja fazendo interdições em vias públicas, mas demorando demais para iniciar as obras. “Vejam a Avenida Coronel Escolástico, que está parcialmente interditada há mais de 90 dias, mas até hoje as obras não tiveram início e os comerciantes acumulam prejuízos”,

Os vereadores de Cuiabá deseja que a Secopa entregue à Câmara Municipal um calendário com a inauguração das obras da Copa do Pantanal Fifa 2014.

Outro lado

A assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa informou que todas as interdições são previamente discutidas por técnicos da Secopa e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU).

Especificamente sobre a Avenida XV de Novembro, a informação é de que estará aberta aos moradores e comerciantes. Já o trânsito normal será feito pela Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), que hoje funciona em formato de binário com a XV.

Quando às obras da Avenida Coronel Escolástico, entre o Areão e o bairro Bandeirantes, assessoria da Secopa explica que não há interdição, mas, sim, a utilização de uma via.

O calendário com prazo de inauguração das obras, porém, não foi anunciado. (Colaborou Jardel Arruda)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet